Francês é o PRIMEIRO LÍDER do TOUR de FRANCE

Romain Bardet

Romain Bardet

Rui Costa foi o melhor português nesta etapa inaugural

Romain Bardet, ciclista francês de 33 anos, tornou-se o primeiro líder da 111.ª edição do Tour ao vencer a etapa inaugural, que contou com 206 km de percurso entre Florença e Rimini. O triunfo deveu-se a uma estratégia bem-sucedida da sua equipa, que colocou dois homens na frente e conseguiu resistir à intensa perseguição do pelotão.

O líder da DSM-Fimenich PostNL, que já alcançou o segundo e terceiro lugares na classificação geral do Tour de France em edições anteriores, destacou-se a 50 km da meta, juntando-se a um grupo de seis ciclistas que, nessa altura, já estava a perder elementos. Desde o início da etapa (com a fuga a ocorrer aos dez quilómetros), o seu campainheiro de equipa, Frank van den Broek estava na dianteira, proporcionando uma valiosa ajuda quando os dois se uniram na liderança.

Van den Broek foi recompensado com o prémio da combatividade, pois a dupla da DSM conseguiu manter uma vantagem de cinco segundos sobre Wout van Aert (Visma) e Tadej Pogacar (UAE Emirates), os dois primeiros de um pelotão reduzido pelas seis montanhas da etapa.

Com os candidatos à classificação geral a manterem-se discretos, foi a equipa EF Education-EasyPost que mais trabalhou para anular as fugas, deixando para Rui Costa a tarefa de perseguição nos quilómetros finais. A equipa tinha esperanças de vitória com Alberto Bettiol, mas o italiano acabou por ficar em décimo lugar.

Rui Costa (EF Education) terminou em 39.º e João Almeida (UAE Emirates) em 43.º, ambos integrados no grupo dos favoritos, que entrou na reta final com um total de 50 corredores, já Nelson Oliveira acabou na 64ª posição.

Exit mobile version