Francisco Moura, lateral-esquerdo soma nove assistências e torna-se o maior assistente dos dragões em 2024/25
O rendimento de Francisco Moura continua a crescer a olhos vistos no FC Porto. Frente ao Casa Pia, em Rio Maior, o lateral-esquerdo voltou a ser decisivo, ao assistir Rodrigo Mora para mais um golo, num momento que reforça o impacto ofensivo do camisola 74 nesta temporada.
Com esta nova assistência, Moura soma já nove passes para golo com a camisola dos dragões, aos quais se junta mais um feito ao serviço do Famalicão, no arranque da época. Com dez assistências no total, é o jogador mais influente do FC Porto neste capítulo em 2024/25, ultrapassando nomes como Wendell, que registou nove assistências nas últimas três épocas e meia no clube.
De Wendell para Alex Sandro?
Com os números a jogar a seu favor, Francisco Moura coloca agora Alex Sandro na mira. O ex-lateral brasileiro, que brilhou no Dragão entre 2011 e 2015, terminou a sua passagem pelo clube com 10 assistências — registo que Moura está prestes a igualar, ainda na sua época de estreia.
Além das assistências, o lateral de 25 anos também já marcou dois golos nesta temporada, curiosamente em jogos consecutivos: frente à Roma (1-1) e ao Farense (0-1), em fevereiro. A parceria com Rodrigo Mora tem-se revelado especialmente eficaz, com dois dos últimos três passes para golo a irem diretos para os pés do jovem prodígio dos dragões.
Nova etapa na carreira
Fora das quatro linhas, Francisco Moura mudou recentemente de agenciamento. Deixou a ProEleven, de Carlos Gonçalves, e passou a ser representado pela FIA Football & Management, de Hugo Cajuda. Este é o mesmo empresário ligado à entrada de Martín Anselmi no FC Porto, e tem ligações próximas a Jorge Costa, atual diretor do futebol profissional do clube.
Contratado ao Famalicão por cinco milhões de euros no último verão, Moura tem contrato até junho de 2029. Os famalicenses mantêm 10% de uma futura venda.
Com números e regularidade a sustentarem o seu bom momento, Francisco Moura começa a justificar, com resultados, a aposta do FC Porto e já se perfila como uma peça-chave no projeto de Anselmi.