Andreia Bravo, foi chamada pela primeira vez à seleção nacional
A jovem médio do Sporting, Andreia Bravo, foi chamada pela primeira vez à seleção nacional feminina de futebol, integrando a lista de 25 jogadoras convocadas por Francisco Neto para os jogos do playoff de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, frente ao Azerbaijão.
Na conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador nacional anunciou a convocatória, destacando a estreia de Andreia Bravo e os regressos de Rute Costa e Andreia Faria. Francisco Neto explicou a chamada da jogadora leonina:
“[A Andreia Bravo] É uma jogadora que temos vindo a acompanhar há bastante tempo. Tem vindo a afirmar-se no seu clube, com minutos e prestações muito positivas. Conta com características ligeiramente diferentes e sentimos que, pelo momento que está a passar, fazia sentido aportar uma jogadora com estas características. Gosta de ter bola e de jogar num duplo ‘pivot’, pode acrescentar algumas coisas neste estágio”, disse o técnico.
Em contraste com a última convocatória, saíram da lista Sierra Cota-Yarde, Nelly Rodrigues, Joana Martins e Ana Dias. Francisco Neto esclareceu que estas alterações não se devem a uma antecipação do Europeu, mas sim à avaliação do momento atual da equipa.
“Temos sempre uma base bastante sólida de algumas jogadoras, com o conhecimento profundo da nossa ideia de jogo. É sempre importante ter um espaço aberto e é isso que temos vindo a fazer. Estamos focados no Azerbaijão. De nada nos vale pensar no Europeu se não concretizarmos o que temos de fazer”, sublinhou o treinador, de 43 anos.
Acerca do adversário, o selecionador destacou a evolução da equipa azeri ao longo dos últimos anos, sublinhando que não haverá facilidades nos confrontos. “Apesar de não ter um ranking muito alto, tem vindo sempre a ascender a sua posição. Em sua casa, é uma equipa muito competitiva e organizada, onde consegue ter alguns momentos em que cria dificuldades aos adversários. Tem muitas jogadoras a jogar fora e têm o seu trajeto de crescimento. Não há favoritismos. Temos o máximo respeito e humildade, teremos dois jogos muito competitivos e vamos querer ganhar”, salientou Francisco Neto.
Este verão, foram várias as jogadoras portuguesas que mudaram de clube, o que, segundo o técnico, foi objeto de atenção por parte da equipa técnica. O balanço deste processo foi positivo, com muitas atletas a conseguirem adaptar-se rapidamente às novas realidades.
“Tiveram de fazer esse processo de adaptação e de voltarem a reencontrar-se dentro de um contexto diferente. Tira as jogadoras da sua zona de conforto, fizemos muitas observações e notámos que muitas delas conseguiram dar um passo em frente. Pode até ser uma mais-valia para a seleção, pois as mesmas jogadoras poderão trazer coisas diferentes. Tem sido o trabalho que temos feito nos derradeiros três meses”, atirou Francisco Neto.
Portugal, que ambiciona a sua terceira participação num Europeu, depois das edições de 2017 e 2022, irá defrontar o Azerbaijão na primeira mão a 23 de outubro, na Delga Arena, em Baku, pelas 16h00 locais (13h00 em Lisboa). A segunda mão será disputada a 29 de outubro, em Vizela, às 19h45.
Se ultrapassar o Azerbaijão, Portugal enfrentará a Bielorrússia ou a Chéquia na segunda e decisiva ronda dos playoffs, com os encontros agendados para 27 de novembro e 3 de dezembro. O vencedor desta eliminatória garantirá um lugar na fase final do Euro 2025, que se realizará na Suíça, entre 2 e 27 de julho.
Confira a lista de convocadas:
– Guarda-redes: Inês Pereira (Deportivo da Corunha, Esp), Patrícia Morais (Braga) e Rute Costa (Benfica).
– Defesas: Joana Marchão (Servette, Sui), Ana Seiça (Tigres, Mex), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Catarina Amado (Benfica), Carole Costa (Benfica), Ana Borges (Sporting), Alícia Correia (Sporting) e Ana Rute (Braga).
– Médias: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Tatiana Pinto (Atlético de Madrid, Esp), Francisca Nazareth (Barcelona, Esp), Andreia Faria (Benfica), Andreia Norton (Benfica), Fátima Pinto (Sporting), Andreia Bravo (Sporting) e Dolores Silva (Braga).
– Avançadas: Jéssica Silva (Gotham, EUA), Telma Encarnação (Sporting), Diana Silva (Sporting); Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Racing Power) e Stephanie Ribeiro (Pumas, Mex).