Águias procuram conquistar a competição pela terceira vez. FC Porto perde por 1-0 frente ao Marítimo
O Benfica assegurou este domingo a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal feminina, ao vencer o Amora, equipa da segunda divisão, por 3-0, em jogo disputado fora de casa. Já o FC Porto, que compete na terceira divisão, foi eliminado em casa pelo Marítimo, ao perder por 1-0.
As águias, atuais detentoras do troféu, que procuram conquistar a competição pela terceira vez após os triunfos em 2018/19 e 2023/24, colocaram-se em vantagem na primeira parte com golos de Beatriz Cameirão, aos 15 minutos, e Joana Silva, aos 31, ambos na sequência de cantos cobrados pela alemã Anna Gasper. Na segunda parte, a canadiana Chandra Davidson fechou o marcador aos 70 minutos, ao desviar de cabeça um cruzamento de Lais Araújo.
Por outro lado, o FC Porto, que estava invicto na terceira divisão com oito vitórias em outros tantos jogos, sofreu a sua primeira derrota oficial e foi afastado da competição. O Marítimo, através de um cabeceamento certeiro da norte-americana Sade Heirichs, na sequência de um canto aos 20 minutos, garantiu a qualificação para a próxima fase.
O Sporting, que já venceu a prova em 2016/17, 2017/18 e 2021/22, não deu hipóteses ao Guia, do segundo escalão, ao triunfar por 10-0. Em Albufeira, as leoas chegaram ao intervalo com uma vantagem de 6-0, com golos de Diana Silva, que celebrou o seu 200.º jogo pelo clube, Cláudia Neto (dois), Brenda Pérez, Maiara e Jacynta Gala. No segundo tempo, Megane estreou-se a marcar, enquanto Ana Capeta bisou e Cláudia Neto completou um hat-trick.
Já o SC Braga, vencedor da Taça em 2019/20, também garantiu o apuramento ao vencer o Cadima, da segunda divisão, por 4-0, em mais um encontro disputado fora de portas.