Derrota do FC Porto com o Inter Miami reacende críticas nas redes sociais e alimenta gozo da imprensa brasileira
O FC Porto voltou a ser alvo de críticas e sátira no Brasil depois da derrota frente ao Inter Miami (1-2), em jogo da segunda jornada do novo Mundial de Clubes da FIFA. O resultado negativo, que sucede ao empate do Benfica frente ao Boca Juniors (2-2), contribuiu para uma onda de gozo por parte dos adeptos brasileiros, que puseram em causa a real competitividade das equipas portuguesas no cenário internacional.
Aproveitando o ‘embalo’ da discussão nas redes sociais, o jornal desportivo brasileiro Lance! publicou esta quarta-feira uma montagem que simula uma tabela classificativa do Brasileirão com clubes portugueses. Em tom humorístico, o Lance! colocou Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga nos quatro últimos lugares da tabela, ou seja, em zona de descida.
“Tabela do Brasileirão se os portugueses jogassem”, pode ler-se na publicação, acompanhada da legenda irónica: “O admin soltou e saiu a correr.”
Mundial difícil para os clubes portugueses
A participação das equipas lusas no novo formato do Mundial de Clubes tem sido, até ao momento, marcada por dificuldades. O FC Porto, comandado por Vítor Bruno, somou a segunda derrota consecutiva, enquanto o Benfica ainda procura a primeira vitória na competição, defrontando esta quinta-feira o Auckland City (17h00).
Estes desempenhos têm sido comparados com os dos clubes sul-americanos, em particular os brasileiros, que não têm poupado críticas à suposta falta de intensidade e competitividade dos emblemas portugueses. As redes sociais tornaram-se palco de debates acesos, com muitos utilizadores brasileiros a defender que os principais clubes do seu campeonato fariam melhor figura na prova.
Rivalidade reforçada nas redes sociais
Esta não é a primeira vez que a rivalidade futebolística entre Brasil e Portugal extravasa o campo e se instala no mundo digital. A prestação abaixo das expectativas de equipas como o FC Porto ou o Benfica serve de combustível para um humor típico da imprensa desportiva brasileira, que adora provocar — ainda que com alguma leveza — os seus “irmãos lusitanos”.
Ainda assim, o torneio está longe de terminado e os clubes portugueses terão oportunidade de redimir-se nas próximas jornadas. Uma vitória do Benfica frente ao Auckland poderá ajudar a inverter a tendência e silenciar, pelo menos por agora, os críticos do outro lado do Atlântico.