Piloto português ficou a um lugar da qualificação direta e vai disputar a Q1 este sábado
Miguel Oliveira esteve em bom plano na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Itália, em Mugello, esta sexta-feira, mas não conseguiu garantir o apuramento direto para a Q2. O piloto português da Prima Pramac terminou no 11.º lugar da tabela de tempos, falhando por apenas uma posição o acesso automático à segunda sessão de qualificação.
Oliveira rodou de forma competitiva, mas o registo de 1:45.217 acabou por não ser suficiente para integrar o lote dos dez mais rápidos, que seguiram diretamente para a Q2. Assim, o piloto luso terá de disputar a Q1, marcada para este sábado às 9h50 (hora de Portugal continental), onde os dois melhores classificados terão ainda oportunidade de garantir lugar na Q2, que arranca às 10h15.
Viñales com o melhor tempo, Quartararo caiu
Maverick Viñales (Aprilia) foi o mais rápido da sessão com um tempo de 1:44.634, num treino marcado pela queda de Fabio Quartararo (Yamaha), que apesar do contratempo conseguiu o 5.º melhor tempo e o apuramento para a Q2.
Além de Viñales e Quartararo, apuraram-se ainda diretamente Francesco Bagnaia, Marc Márquez, Alex Márquez, Marco Bezzecchi, Alex Rins, Pedro Acosta, Franco Morbidelli e Fabio Di Giannantonio.
Corrida sprint marcada para sábado
A jornada de sábado será decisiva para as aspirações de Miguel Oliveira, que tentará assegurar presença na Q2 para lutar por uma boa posição na grelha de partida. A corrida sprint, que atribui pontos para o campeonato, terá lugar às 14h00.