O GP do Brasil de F1 promete ser uma prova de alta intensidade, principalmente no duelo entre a McLaren e a Red Bull, num traçado histórico, com um clima imprevisível e com uma corrida Sprint na equação.
A temporada até agora
A época de 2025 está a revelar-se uma das mais competitivas das últimas temporadas, com o título em aberto e com duas equipas e três pilotos na luta direta pela sua conquista, com Norris e Piastri, pela McLaren e Verstappen pela Red Bull. À chegada ao GP do Brasil de F1, temos no topo da classificação de pilotos Lando Norris (McLaren), com 357 pontos, apenas um ponto à frente de Oscar Piastri, também da McLaren, que soma 356. Já Max Verstappen (Red Bull) aparece em terceiro com 321 pontos, numa época em que a habitual hegemonia da equipa rubro-taurina foi desafiada.
Our 2025 race winners so far… ✨
— Formula 1 (@F1) October 30, 2025
Who will join this list for the final four rounds? 🤔#F1 pic.twitter.com/7Ph3tRg1rl
Verstappen na luta, mas McLaren não desiste
Depois de um início de época dominado pela McLaren, a segunda metade da temporada tem mostrado uma Red Bull, em particular com Verstappen, em clara ascensão. Lando Norris, com várias vitórias recentes, consolidou o estatuto de principal adversário de Verstappen. O britânico tem sido consistente, e o jovem australiano Oscar Piastri, também em grande forma, soma pódios e pontos cruciais na luta pelo título de pilotos e o GP do Brasil de F1 promete ser mais uma etapa nessa mesma disputa.
It's sooo close at the top of the Drivers' Standings right now! 🤯👀#F1 pic.twitter.com/pgNIhKaida
— Formula 1 (@F1) November 1, 2025
A Red Bull, por sua vez, mantém a superioridade nas retas e na gestão de corrida, mas o avanço tecnológico das equipas rivais reduziu a diferença. A Ferrari, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, de quem já se começa a ouvir rumores de uma possível saída, têm alternado entre bons resultados e corridas problemáticas, ainda à procura de maior regularidade e sem qualquer vitória em Grandes Prémios na presente temporada.
Porque este GP é crucial
O GP do Brasil de F1, em Interlagos, é uma das últimas provas do calendário e, com a classificação tão apertada, cada ponto conta. A natureza imprevisível do circuito — variações de elevação, curvas técnicas e meteorologia volátil — significa que estratégias, pneus e pequenas decisões em corrida poderão determinar o rumo do título. A pressão psicológica e a gestão de risco serão decisivas: um fim-de-semana perfeito pode catapultar um piloto na tabela; um erro pode complicar (muito) as contas dos pretendentes ao título.
The Autodromo José Carlos Pace welcomes Formula 1 this weekend for the São Paulo Grand Prix 🇧🇷#FIA #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/L3iWxWfW9q
— FIA (@fia) November 3, 2025
Horários oficiais e transmissão do GP do Brasil de F1 (Portugal)
- Sexta-feira, 7 de Novembro de 2025
- Treino Livre 1: 14h30
- Sprint Qualifying: 18h30
- Sábado, 8 de Novembro de 2025
- Sprint Race: 15h00–16h00
- Qualificação: 19h00
- Domingo, 9 de Novembro de 2025
- Grande Prémio: 17h00
Na temporada de 2025, as transmissões têm estado a cargo do canal 5 da DAZN.
O traçado — Interlagos em pormenor
- Extensão: 4,309 km; voltas da corrida: 71; distância total ≈ 305,939 km.
- Características técnicas: sentido anti-horário, 15 curvas, variações de elevação acentuadas, subida final antes da meta que testa travagem e tração; zona de ultrapassagem clássica na Reta Oposta.
- Clima: altamente variável — chuva súbita é recorrentemente factor disruptor das corridas em São Paulo.
- História e lendas: Interlagos tem protagonizado finais de campeonatos e corridas memoráveis (ex.: 2008, 1991) e como melhor exemplo, no ano passado, onde Max Verstappen largou da 17ª posição para ganhar a corrida.
Curiosidades sobre o GP de Brasil de F1
- Circuito Anti-Horário: Interlagos é um dos poucos circuitos da F1 a ser percorrido no sentido anti-horário (ou seja, contrário ao dos ponteiros do relógio). Esta característica coloca uma pressão invulgar no pescoço dos pilotos, que estão habituados a curvas para a direita.
- Nome Homenagem: O autódromo deve o seu nome a José Carlos Pace, o único piloto brasileiro, além de Fittipaldi, Piquet, Senna e Massa, a vencer o GP do Brasil em Interlagos, em 1975. Pace faleceu tragicamente num acidente aéreo em 1977.
- “S do Senna”: A curva de alta velocidade no início do traçado atual (após 1990) chama-se “S do Senna” em homenagem a Ayrton Senna, que sugeriu uma modificação no design daquela secção para aumentar a velocidade após a Reta da Meta.
- Maior Desnível: O circuito é conhecido pelo seu desnível impressionante (cerca de 58 metros) entre o ponto mais alto (a Reta da Meta) e o mais baixo (a Reta Oposta), tornando-o muito exigente fisicamente.
- O Traçado Original: Inaugurado em 1940, o traçado original de Interlagos tinha cerca de 8 km de extensão. O traçado atual, de 4,309 km, é usado desde 1990, após grandes obras de modernização que permitiram o regresso da F1 a São Paulo.
- A “Curva do Café”: Esta curva, que faz parte do setor final do circuito, recebeu o nome devido ao forte cheiro a café que era sentido na zona, preparado pelos jornalistas e locutores que cobriam as corridas ali perto.
On This Day in 2024 ⏮️ P17 to P1 in São Paulo 🔥#F1 || #BrazilGP 🇧🇷 pic.twitter.com/2tDbSNdoKC
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) November 3, 2025
O GP do Brasil de F1, traz assim a possibilidade de pontos extra, com a corrida Sprint. A luta continua acesa, Verstappen matematicamente ainda tem todas as hipóteses de se consagrar campeão, pelo que se prevê um fim de semana pleno de curiosidade. Por outro lado, temos a McLaren e seus dois pilotos em confronto direto pelo título, que tentam também eles ganhar margem de vantagem para as três etapas que ficarão a faltar após o GP do Brasil de F1. Com tudo em aberto, a temporada de 2025 pode ficar marcada ou por uma recuperação genial ou por uma confirmação interna dentro da McLaren que nem ela própria conseguiu até hoje definir.










