O GP do Canadá de F1 ofereceu uma corrida com muitas movimentações, mas sem grande entusiasmo. O culminar foi terminar sob um Safety Car causado por Norris, depois de bater na traseira do colega de equipa nas últimas voltas.
George Russell (Mercedes) confirmou o bom desempenho na qualificação, segurou a liderança e conquistou uma vitória merecida, a sua primeira da temporada. Max Verstappen (Red Bull) e Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) completaram o pódio, numa corrida que teve como momento de maior destaque a primeira colisão entre os companheiros de equipa da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri.
George Russell gets the launch he was hoping for 🚀
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
The lights go out in Canada! 💪#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/XlER3vHZOq
A temperatura ambiente subiu para os 26ºC, com o asfalto a atingir os 51ºC, ventos de 6 km/h e uma humidade relativa de 42%. Com estas condições quentes e o desgaste iminente no MotorLand ao longo das 24 voltas, a maioria dos pilotos optou por pneus médios tanto na traseira quanto na dianteira. No entanto, alguns pilotos arriscaram estratégias mais agressivas para tentar alcançar os pontos, esticando o primeiro stint com o composto C4 (macio), como foi o caso de Gabriel Bortoleto (Sauber), Esteban Ocon (Alpine), Carlos Sainz (Ferrari) e Yuki Tsunoda (RB). Esta aposta, de certa forma, mostrou-se válida para alguns deles lutarem pelas posições pontuáveis.
Entre os pilotos da frente, a aposta foi na segurança, com a maioria a seguir o plano de duas paragens com uma combinação de pneus médios e duros. Charles Leclerc (Ferrari) mostrou-se um tanto insatisfeito por ter seguido o “plano B” da equipa, quando desejava esticar mais o seu primeiro stint. No entanto, na prática, o ritmo da Ferrari não foi, de facto, equiparável com o da Mercedes, McLaren e a Red Bull de Verstappen.
LAP 15/70
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Norris makes up another place! This time on the Ferrari of Hamilton who then heads to the 📦 for fresh tyres 🔧#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/ll5bGQeOQJ
A Corrida: Russell Firme na Liderança, McLaren em Luta Interna
George Russell, que partiu da pole position, do GP do Canadá de F1, manteve-se na liderança nas voltas iniciais, mostrando a força do seu Mercedes. Apenas nas paragens nas boxes é que o britânico perdeu momentaneamente a sua posição.
A vitória da corrida acabou por ser disputada entre Russell, Verstappen e a McLaren. A equipa de Woking surgiu como um “foguete” nas 15 voltas finais, com o segundo conjunto de pneus duros a dar-lhes um ritmo impressionante. Contudo, Oscar Piastri e Lando Norris perderam muito tempo no tráfego, o que os levou a lutar entre si pela quarta posição.
O Momento-Chave: Colisão Entre Companheiros de Equipa da McLaren
O inevitável acabou por acontecer: a poucas voltas do fim, Lando Norris e Oscar Piastri colidiram. Este foi um momento de grande tensão para a McLaren, já que se tratava da primeira colisão entre os seus dois pilotos em pista, ainda que, prontamente, Norris tivesse pedido desculpas ao colega e à equipa, admitindo totalmente o seu erro e falta de discernimento.
Norris foi forçado a abandonar a corrida, o que levou à ativação do Safety Car. A corrida terminou sob bandeira amarela, garantindo que não haveria mais alterações nas posições finais. Apesar do incidente, Oscar Piastri conseguiu resistir e cruzou a linha de chegada em quarto lugar, minimizando os danos para a McLaren.
Piastri and Norris come together in Canada! 😱
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
Here's the collision between the two McLarens 💥#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/sKo3GRQ63Q
Classificação Final e Polémica com Verstappen
O top-10 do Grande Prémio do Canadá ficou assim definido:
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Carlos Sainz (Ferrari)
Russell. Verstappen. Antonelli 👏
— Formula 1 (@F1) June 15, 2025
After all that late-race drama, here's your top 🔟 in Canada 👇#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/iz9qVuIdBC
Após a corrida, houve um momento no mínimo suspeito e que será analisado pelos comissários: Max Verstappen ultrapassou George Russell atrás do Safety Car. Este incidente poderá levar a uma penalização para o piloto neerlandês, embora a sua posição no pódio não deva ser alterada a menos que a sanção seja muito severa.
A Fórmula 1 regressa para a 11ª etapa da temporada de 2025, que será disputada no Grande Prémio da Áustria, no Red Bull Ring, entre os dias 27 e 29 de junho.