O GP do Reino Unido de F1 ficou marcado por chuva, toques, penalizações e um pódio surpreendente. McLaren brilha na terra natal, enquanto Verstappen e Mercedes vivem altos e baixos.
Num cenário digno de filme e num dos melhores capítulos da Fórmula 1 da temporada de 2025, o GP do Reino Unido de F1, ficou marcado por uma corrida frenética, cheia de mudanças de liderança, clima imprevisível e um final emocionante. Lando Norris foi o grande vencedor da prova, triunfando em casa num dos GPs mais movimentados do ano. Nico Hülkenberg completou o pódio num improvável e muito celebrado terceiro lugar, enquanto Oscar Piastri, que liderou durante várias voltas, viu a vitória escapar devido a uma penalização de 10 segundos.
Um início com promessas de caos
Com temperaturas a rondar os 18°C e humidade a 83%, a ameaça de chuva pairava no ar. E ela não tardou. Ainda antes da largada, a pista já obrigava o uso de pneus intermédios, embora com alguns sectores secos, o que obrigava equipas e pilotos a fazer apostas arriscadas desde o início. Vários pilotos — incluindo Hülkenberg, Leclerc, Russell e Bortoleto — trocaram para slicks antes mesmo da partida, tentando antecipar uma janela estratégica.
O arranque foi tenso: Verstappen defendeu-se de forma agressiva de Piastri, enquanto Lawson abandonava após toque com Ocon, obrigando ao primeiro Safety Car Virtual do dia. Na frente, Norris e Hamilton lutavam pela terceira posição, com o piloto da McLaren a manter vantagem.
A dramatic start at Silverstone! 👀#F1 #BritishGP pic.twitter.com/qGJTcKp567
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Chuva vai, chuva vem
Entre trocas de pneus, bandeiras amarelas e muita comunicação via rádio, a instabilidade climática jogou o papel central. Parece que além do fator meteorológico é difícil haver “emoção” a sério nas corridas atuais. A volta 11 trouxe nova viragem, com chuva forte e uma sequência de paragens nos boxes. Norris perdeu tempo devido a má coordenação da McLaren nas boxes, enquanto Piastri e Verstappen lideravam. O australiano da McLaren parecia imparável — até à polémica.
Na volta 21, após mais um Safety Car, e durante a volta de saída deste, Piastri trava de forma demasiado agressiva, lavando inclusiva a ser ultrapassado pelo piloto neerlandês. Porém, o lance foi analisado e acabaria por resultar numa penalização (polémica) de 10 segundos para o piloto australiano por comportamento perigoso.
LAP 35/52
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Hulkenberg overtakes Stroll for P3 💪
Can the German claim his first podium in his 239th race start? #F1 #BritishGP pic.twitter.com/27GaMi52TJ
The incident that led to Piastri’s 10-second penalty 👀#F1 #BritishGP pic.twitter.com/19PHX5hXGO
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McLaren domina, Hülkenberg brilha
Com Verstappen fora da luta pelo GP do Reino Unido de F1 e Hamilton a atacar, a corrida tomou novo rumo. Norris e Piastri lideravam, seguidos por um surpreendente Lance Stroll. Contudo, quem verdadeiramente capitalizou foi Nico Hülkenberg. O piloto alemão da Sauber, que já tinha feito uma paragem estratégica perfeita para intermédios novos, foi subindo posições com ritmo sólido e inteligência de corrida.
A pista começou finalmente a secar após a volta 35. Alonso, Russell e outros arriscaram pneus médios e macios. Russell chegou mesmo a rodar, num erro que evidenciou o risco das trocas. Hülkenberg foi chamado na altura certa e regressou à pista em grande forma, ganhando tempo volta após volta.
Hamilton ainda tentou o ataque pelo pódio, mas Hülkenberg segurou-se com classe e resistência notável. O alemão não só garantiu o terceiro lugar, como foi o piloto mais rápido em pista durante várias voltas — algo que emocionou fãs e relembrou o talento de um dos mais consistentes pilotos do pelotão, tantas vezes afastado das luzes da ribalta.
THE TOP 10 AT SILVERSTONE 👏#F1 #BritishGP pic.twitter.com/FKv8RznzUm
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Curiosidades e destaques de Silverstone:
- Primeira vitória de Norris em casa, numa das pistas mais simbólicas da F1.
- Hülkenberg conquista o seu primeiro pódio desde 2016, com uma corrida brilhante e estratégica.
- Corrida teve três períodos de Safety Car (um deles VSC) e uma penalização decisiva.
- A pista teve secções molhadas até muito depois da metade da corrida, dificultando a escolha dos pneus.
- Russell e Alonso arriscaram slicks demasiado cedo e pagaram o preço.
O circo da Fórmula 1 regressa no fim de semana de 25 a 27 de julho, para mais um grande prémio mítico, na Bélgica!