O piloto neerlandês foi o último a sair para a última sessão, para chegar em primeiro e vencer a concorrência no GP dos Estados Unidos de F1.
Max Verstappen não vai desistir, pelo menos até matematicamente ser possível, da temporada 2025 da F1. Em mais uma atuação impressionante na qualificação sprint do GP dos Estados Unidos de F1, o tricampeão mundial conseguiu destronar os carros da McLaren, conquistando a pole-position para a corrida sprint de sábado, em Austin. O neerlandês assegurou a posição de honra ao fazer o melhor setor 3 — justamente onde perdia para Lando Norris e Oscar Piastri, que ficaram em segundo e terceiro, respetivamente.
Com apenas um treino livre disponível no GP dos Estados Unidos de F1, as equipas tiveram de arriscar na configuração ideal. Verstappen mostrou-se competitivo desde o início o que também deixou evidente a evolução do RB21, após as atualizações aerodinâmicas introduzidas na asa dianteira. Num circuito que combina curvas rápidas com setores técnicos, a Red Bull voltou a demonstrar equilíbrio e consistência.
It's a shootout in Texas ⚔️
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
The Ferrari duo are finding pace out there, with Lewis Hamilton jumping up to P1 before being pipped by Max Verstappen! 🆙#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/QvWAVvIt1y
Durante a sessão de qualificação sprint do GP dos Estados Unidos de F1, a McLaren liderou em grande parte com Norris, mas a boa volta final de Nico Hülkenberg chegou a levantar dúvidas sobre o verdadeiro potencial de cada equipa. A diferença de ritmo parecia favorável aos carros laranja-papaya, porém, Verstappen tinha um trunfo na manga (ou na roda) guardado para o fim.
Nas garagens da Ferrari, houve preocupação após Charles Leclerc precisar de trocar a caixa de câmbio, o mesmo acontecendo com Carlos Sainz na Williams — ambas as trocas sem penalizações.
SQ1: Bortoleto excede limites de pista e larga em último
Na primeira sessão de qualificação sprint do GP dos Estados Unidos de F1, Verstappen marcou 1min34s140, superando Hamilton por apenas 0s086. Os McLaren reagiram logo depois, com Piastri à frente de Norris, enquanto Antonelli surgia em quinto. Já Bortoleto, por sua vez, teve a sua melhor volta anulada por exceder limites de pista e, sem tempo para recuperar, acabaria mesmo por cair logo no SQ1. Leclerc escapou por pouco da eliminação, terminando em 13.º. Hamilton, por sua vez, brilhou em quarto. A lentidão de alguns carros no tráfego originou investigações contra nove pilotos, incluindo Verstappen, Norris e Russell, situações que ficaram para investigar para depois da sessão.
The final moments of SQ1 were certainly frantic! 😳#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/LkUw626nCT
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
SQ2: Hamilton bate Antonelli por 0s006 e Ferrari escapa por pouco
Verstappen voltou a abrir a segunda fase de qualificação do GP dos Estados Unidos de F1, com 1min33s163, contudo Norris respondeu com 1min33s033, mostrando a força da McLaren. As Ferrari de Leclerc e Sainz ficaram inicialmente em nono e décimo, longe da luta pela frente, enquanto Russell e Hülkenberg mostravam mais ritmo. Nos instantes finais, Hamilton e Leclerc protagonizaram um duelo direto. O monegasco conseguiu o oitavo tempo, enquanto o britânico salvou a passagem por escassos 0s006, deixando Antonelli de fora. Hadjar, Gasly, Stroll e Lawson também foram eliminados.
🟢 GREEN LIGHT FOR SQ2 🟢
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
Straight back to it for the second part! 💪#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/BVHgh2JTNu
SQ3: Verstappen decisivo no momento certo
Com apenas uma volta lançada disponível para a derradeira SQ3 do GP dos Estados Unidos de F1, Russell foi o primeiro a estabelecer um tempo, com 1min32s888, mas Verstappen respondeu na hora certa. O neerlandês encontrou um ritmo perfeito no setor 3, onde anteriormente estava a perder milésimos de segundo fundamentais para a McLaren e garantiu a pole da sprint, confirmando o favoritismo e a consistência da Red Bull nesta fase do campeonato. No fim, não foram erros que decidiram a pole. Foi mais uma vez a precisão de Verstappen, que parece crescer cada vez mais, principalmente quando parece estar sob pressão.
MAX VERSTAPPEN IS ON SPRINT POLE!! 🥇
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
What a lap from the Red Bull driver! 👏#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/jZeq7h0GwK
An impressive effort from Nico Hulkenberg!! 👏
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
He secures Kick Sauber's best-ever Sprint Qualifying result 🙌#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/2phZsdtZtr
Top 5 da qualificação sprint no GP dos Estados Unidos 2025
A sessão da qualificação sprint do GP dos Estados Unidos de F1, terminaria assim com Max Verstappen (Red Bull) na pole, seguido de Lando Norris e Oscar Piastri (McLaren), um surpreendente Nico Hulkenberg (Kick Sauber) na quarta posição e, por fim, George Russell (Mercedes).
Let's take a look at our #F1Sprint grid for tomorrow! 😮💨
— Formula 1 (@F1) October 17, 2025
Our top three in the championship will line-up in the first three places 👊#F1 #USGP pic.twitter.com/FB4GW4G1ZH
A corrida sprint do GP dos Estados Unidos de F1, em Austin, que decorre amanhã às 18h, vai ser mais uma prova à McLaren que, sem qualquer sombra de dúvida, combate ainda de forma direta com a Red Bull de Max Verstappen. Ainda para amanhã, está também agendada a Sessão de Qualificação para a corrida de domingo, marcada para 22h.










