Francês chegou isolado, após ter integrado uma extensa fuga
O francês Romain Grégoire, da equipa Groupama-FDJ, destacou-se este domingo ao vencer isolado a primeira etapa da Volta à Suíça, tornando-se o primeiro líder da classificação geral. O jovem de 22 anos integrou uma extensa fuga que acabou por discutir a vitória da tirada, deixando para trás o pelotão principal, onde seguia João Almeida (UAE Emirates), que terminou na 25.ª posição.
A jornada inaugural, com 129,4 quilómetros desenhados em circuito com partida e chegada a Küssnacht, ficou marcada pela falta de reação do pelotão, que permitiu uma vantagem significativa a um grupo de quase 30 corredores. Grégoire, com um ataque nos últimos 10 quilómetros, conseguiu destacar-se e cruzar a meta sozinho, ao fim de 2:50.15 horas.
Na perseguição, embora sem sucesso, ficaram o compatriota Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels) e o neerlandês Bart Lemmen (Visma-Lease a Bike), que terminaram respetivamente em segundo e terceiro lugares, ambos a 20 segundos do vencedor.
João Almeida, considerado um dos principais candidatos ao triunfo final, chegou num grupo de favoritos a mais de três minutos (3.12), resultado da hesitação das equipas mais fortes em assumir a responsabilidade da perseguição ao longo da etapa chuvosa.
A fuga do dia ganhou forma ainda nos primeiros quilómetros, com destaque para a presença do ex-campeão mundial Julian Alaphilippe (Tudor). A ele juntaram-se ciclistas de peso como Ben O’Connor (Jayco AlUla), Warren Barguil (Picnic PostNL), Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e Lennard Kämna (Lidl-Trek), entre outros.
Apesar da vantagem superar os três minutos a 50 quilómetros da meta, o pelotão não conseguiu encurtar distâncias de forma eficaz, permitindo que a luta pela etapa se decidisse entre os escapados. No final, Grégoire garantiu não só o triunfo na etapa como também a camisola amarela, com 24 segundos de avanço sobre Vauquelin. Lemmen é terceiro na geral, a 26 segundos, tempo idêntico ao de Alaphilippe, quarto classificado da etapa.
Entre os portugueses, além de Almeida (25.º na geral, a 3.22 minutos), destaque para Rui Costa (EF Education-EasyPost) e António Morgado (UAE Emirates), que ocupam as 70.ª e 72.ª posições, respetivamente, ambos a 10.23 minutos. Nelson Oliveira (Movistar) terminou a tirada em 89.º e está igualmente em 89.º na geral, com um atraso de 11.25 minutos.
A segunda etapa da competição, agendada para segunda-feira, ligará Aarau a Schwarzsee, num total de 177 quilómetros. A parte final do percurso inclui três contagens de montanha, sendo uma delas de segunda categoria, o que poderá provocar movimentações significativas na classificação.