Alejandro Grimaldo voltou a recordar um dos momentos mais importantes da carreira. O lateral-esquerdo espanhol, atualmente no Bayer Leverkusen, falou sobre a saída do Barcelona e explicou como surgiu a oportunidade de representar o Benfica, clube onde passou sete anos e meio.
“Tive de procurar o meu espaço”
Em entrevista ao diário AS, o internacional espanhol admitiu que percebeu cedo que dificilmente conseguiria afirmar-se na equipa principal dos catalães. “Quando fui para o Barcelona em criança, o meu objetivo era chegar à equipa principal. Deixei a família por isso”, começou por recordar.
“As posições estavam fechadas. O meu momento tinha terminado. Tive de procurar o meu espaço noutro lado e apareceu o Benfica”, acrescentou Grimaldo, que chegou à Luz no mercado de inverno da temporada 2015/16, com apenas 20 anos.
Adaptação difícil, mas história de sucesso
O defesa recordou ainda os primeiros tempos em Portugal, numa equipa que atravessava um dos melhores momentos da época. “Cheguei em janeiro a uma equipa formada, que estava bem na Champions e que era líder da Liga. Os primeiros meses foram de adaptação física e mental”, explicou.
A partir daí, a história tornou-se bem diferente. Grimaldo consolidou-se como uma das figuras do Benfica até deixar o clube em 2023, rumo ao Bayer Leverkusen. “Foi uma etapa bem sucedida”, resumiu o espanhol.
Saída para a Alemanha também não foi ao acaso
Já sobre a mudança para a Bundesliga, Grimaldo revelou a influência decisiva de Xabi Alonso. “Apostou muito em mim. Falou várias vezes comigo. Queria um bom projeto, um treinador que confiasse em mim e crescer numa liga muito importante”, afirmou.
O lateral considera que a escolha não podia ter corrido melhor. “Conseguimos muitos êxitos e cheguei à seleção”, concluiu Grimaldo, olhando para um percurso que começou com uma saída difícil do Barcelona e passou por sete épocas marcantes ao serviço do Benfica.









