Tomé torna-se o mais jovem guarda-redes a estrear-se pela equipa principal do Boavista, sendo também o terceiro guardião mais novo de sempre a iniciar um jogo na I Liga
Tomé fez história ao tornar-se o mais jovem guarda-redes a estrear-se pela equipa principal do Boavista, sendo também o terceiro guardião mais novo de sempre a iniciar um jogo na I Liga. Apenas Gaspar, que jogou pelo Atlético em 1966/67, e António Silva, pelo V. Guimarães em 1949/50, o superam em juventude. O jovem internacional sub-18 fez a sua estreia na I Liga aos 17 anos e nove meses, num jogo frente ao Estrela da Amadora, onde demonstrou todo o potencial já revelado nas camadas jovens do Boavista, clube onde está há dez temporadas, tendo iniciado o seu percurso no Folgosa da Maia em 2014/15.
Tomé já havia dado sinais da sua capacidade, começando a integrar os treinos da equipa principal aos 15 anos. Na época passada, com apenas 16 anos, foi presença regular no plantel sénior. Consciente da sua progressão e do seu potencial de crescimento, Fary Faye, presidente da SAD do Boavista, decidiu renovar o seu contrato até 2028.
José Sampaio, atual treinador de guarda-redes dos sub-17 do Boavista, teve a oportunidade de trabalhar com Tomé e expressou o seu orgulho pela estreia do jovem. “Foi uma estreia muito positiva, sem erros. É para continuar”, comentou o técnico de 30 anos, que está ligado ao Boavista desde 2017.
A ligação entre José Sampaio e Tomé mantém-se próxima, apesar da transição do jovem para a equipa principal. “Na véspera do jogo mandei-lhe uma mensagem. Ele mostrou-se muito tranquilo e disse que estava preparado para jogar”, contou
José Sampaio define Tomé como “um guarda-redes muito forte no um contra um”, uma característica evidente durante o jogo contra o Estrela da Amadora. “Deu para ver isso quando o Kikas apareceu isolado”. Além disso, sublinha que Tomé “joga muito bem com os pés, fruto do trabalho que tem feito na equipa principal do Boavista, concretamente com o Pedro Miranda”, referiu.
Apesar do talento demonstrado, Sampaio reconhece que Tomé ainda “precisa de melhorar alguns aspetos, sobretudo nos cruzamentos”, no entanto, está confiante de que o jovem guardião terá “um grande futuro”. “Vamos ouvir falar dele em Portugal e no futebol internacional”, concluiu.
Treinador elogia estreia
Cristiano Bacci, o treinador responsável por lançar Tomé na I Liga, mostrou-se satisfeito com o desempenho do jovem guarda-redes do Boavista. “É um miúdo que merece, porque tem cabeça de adulto. Não tinha dúvidas de que ia cumprir. Foi corajoso e estou contente com a exibição dele. Sem dúvida”, afirmou Bacci, após o encontro contra o Estrela da Amadora.