Treinador catalão diz estar: “a amar todas as equipas brasileiras e argentinas…”
Na véspera do embate entre o Manchester City e o Al Ain, a contar para o Campeonato do Mundo de Clubes 2025, Pep Guardiola foi confrontado com a hipótese de, um dia, orientar uma equipa sul-americana. A resposta do treinador espanhol não deixou margem para dúvidas.
“Porque não? Estou a amar o que tenho visto. Botafogo, Fluminense, todas as equipas brasileiras e argentinas… Como eles comemoram os golos, como estão juntos. É uma cultura, os adeptos deles estão em maior número aqui que os europeus. É sobre isso esta competição”, afirmou o técnico de 54 anos.
Guardiola não poupou elogios ao talento natural oriundo da América do Sul, considerando os jogadores daquele continente como os melhores do mundo. “Muita, muita coisa boa na história do futebol veio da América do Sul. Especialmente Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, eu diria de todos os países. Muita coisa boa. Os melhores jogadores são de lá, e depois muitos vão para a Europa pela oportunidade económica e o prestígio”, sublinhou.
O treinador catalão voltou a frisar a qualidade do futebol sul-americano, destacando a competitividade dos clubes: “As pessoas ficam surpreeendidas porque um clube europeu perdeu. Bem-vindo ao mundo real, meu amigo. Parece que ficaram a olhar para as suas barrigas e não viram o que estava a acontecer. Porque eles (sul-americanos) são bons”, concluiu Guardiola.