Luís Filipe Vieira quebrou o silêncio e, num comunicado duro divulgado esta semana, manifestou a sua “indignação e revolta” pelo processo de inquérito movido pela atual direção do Benfica, que acredita ter como objetivo final a sua expulsão de sócio. O antigo presidente acusa a liderança de Rui Costa de o usar como “argumento expiatório” para os seus “sucessivos fracassos” e promete lutar pela defesa do seu nome, deixando o futuro em aberto.
O clima de pré-campanha eleitoral no Benfica aqueceu de forma abrupta com uma tomada de posição veemente de Luís Filipe Vieira. O antigo presidente, que liderou o clube durante quase duas décadas, reagiu ao processo de inquérito instaurado pela direção de Rui Costa, referente a acontecimentos numa Assembleia Geral de 2019, onde o então líder encarnado apertou o pescoço a um sócio.
“Processo Injusto e Ilegal”: A Defesa do Ex-Presidente
No comunicado, a que o Correio da Manhã teve acesso, Luís Filipe Vieira classifica o processo como “injusto e ilegal”, questionando o timing da sua abertura. “É (…) desde logo pela longevidade dos factos, sem que nestes mais de 5 anos alguém me tenha questionado, interpelado, denunciado ou responsabilizado,” argumenta Vieira.
Para o ex-dirigente, esta movimentação da atual direção é uma “autêntica ‘fuga para a frente’! Fuga às responsabilidades, ao escrutínio da má gestão e ao debate esclarecido sobre o futuro do Sport Lisboa e Benfica”.
“Não Serei Bode Expiatório de Fracassos!”: Vieira Ataca “Obra” de Rui Costa
A parte mais contundente do comunicado é o ataque direto à gestão de Rui Costa, a quem sucedeu em 2021 após a “Operação Cartão Vermelho”. “Jamais permitirei ser usado como argumento expiatório de sucessivos fracassos desportivos e perdas patrimoniais e de credibilidade, que são a distinção que esta Direção, em final de mandato, tem para exibir,” atirou Vieira.
O antigo presidente contrapõe o seu legado com a atualidade do clube: “Ao contrário do que se observa no presente, posso invocar uma ‘obra’ reconhecida pelos Benfiquistas; devolvi, em conjunto com uma equipa de trabalho competente e coesa, a respeitabilidade financeira, institucional e desportiva ao Sport Lisboa e Benfica. Atributos que voltam a estar em dúvida, nomeadamente com processos como este”.
Futuro em Aberto? Vieira Pede Reuniões e Deixa Mensagem aos Sócios
Luís Filipe Vieira garante que não ficará inativo e promete lutar contra o que considera ser um “ataque cobarde e manipulador”. Anunciou que, na qualidade de sócio, “irei pedir reuniões aos Presidentes do Conselho Fiscal, da Direção e da Mesa da Assembleia Geral, para obter esclarecimentos sobre o alegado processo de inquérito”.
A fechar o comunicado, e com as eleições de outubro no horizonte, Vieira deixa uma mensagem enigmática mas de força aos seus apoiantes, sem nunca mencionar a palavra “candidatura”. “Aos milhares de sócios que me têm manifestado apoio e solidariedade (…), agradeço e afirmo que saberei estar à altura do complexo momento que atravessamos e sei o contributo que posso dar para responder a mais este desafio, como sempre fiz. Pelo Sport Lisboa e Benfica!”, concluiu, deixando a porta aberta a uma participação ativa no futuro próximo do clube.