Estrela da Amadora é uma das duas equipas da I Liga que ainda consegue manter-se invicta contra o avançado sueco
O Sporting enfrenta hoje o Estrela da Amadora, uma das duas equipas da I Liga que ainda consegue manter-se invicta contra o avançado sueco Viktor Gyökeres. Na época passada, Gyökeres defrontou a equipa da Reboleira em duas ocasiões e, apesar de os leões terem saído vitoriosos em ambos os jogos, o camisola 9 não conseguiu marcar. Ainda assim, na renhida vitória por 3-2 em Alvalade, contribuiu com duas assistências decisivas.
Além do Estrela da Amadora, apenas o Estoril Praia se mantém imune ao poder ofensivo de Gyökeres, tendo resistido ao avançado sueco em três confrontos, o mais recente na 7.ª jornada desta época. Na ronda anterior, Gyökeres quebrou uma das suas “maldições” ao marcar frente ao Famalicão. Na temporada anterior, os minhotos tinham conseguido travar o sueco, mas na semana passada, Gyökeres inaugurou o marcador na vitória por 3-0 do Sporting em terras minhotas.
No que respeita às restantes equipas que disputam a I Liga, esta temporada o avançado sueco já fez balançar as redes do Nacional e da AVSSAD, dois dos três clubes promovidos. O único dos recém-chegados que ainda falta enfrentar é o Santa Clara, que estará na rota de Gyökeres na 12.ª jornada, altura em que o sueco poderá ter nova oportunidade de aumentar a lista de adversários a quem já marcou.
Entre as formações que desceram de divisão em 2023/24, nenhuma conseguiu escapar à eficácia do atacante leonino: Gyökeres marcou quatro vezes contra o Vizela e duas frente ao Chaves e ao Portimonense. No total, o sueco soma 52 golos em competições nacionais, num registo de 59 tentos pelo Sporting, dos quais 41 foram alcançados na Liga, seis na Taça de Portugal e cinco na Taça da Liga. Gyökeres também não deixou em branco algumas equipas das divisões secundárias, como o Tondela, o Dumiense e o Leiria, sendo o Olivais e Moscavide a única formação destas divisões que até agora escapou ao impacto goleador do nórdico.
Farense é a maior vítima
Desde que Viktor Gyökeres chegou a Portugal, já marcou a impressionante soma de golos contra 20 equipas diferentes do futebol português. No entanto, o Farense destaca-se como a sua vítima favorita: em apenas quatro confrontos, o avançado sueco conseguiu marcar nove (!) golos aos algarvios. Destes nove, dois foram hat-tricks, um foi um bis e ainda houve um golo solitário.
Após o Farense, o FC Porto aparece como a segunda equipa que mais sofreu com a pontaria de Gyökeres, concedendo quatro golos em cinco partidas. Vizela e Nacional vêm logo a seguir, também com quatro golos sofridos, mas em apenas duas partidas contra o atacante.