Avançado sueco está no topo da lista dos melhores marcadores das principais ligas mundiais em 2024
Viktor Gyökeres está a fazer uma estreia absolutamente arrasadora em Portugal. Se ainda houvesse dúvidas sobre o impacto que o avançado sueco teria ao serviço do Sporting, o início da temporada 2024/2025 tratou de dissipá-las por completo. Longe de ser apenas um momento de sorte ou uma fase de grande inspiração, o desempenho de Gyökeres neste arranque de época não só confirma a sua qualidade, como também faz antever que poderá ultrapassar os impressionantes números alcançados na época anterior. As estatísticas, aliás, são bastante promissoras.
O que impressiona é que o rendimento de Gyökeres não se limita apenas ao cenário doméstico. Convém destacar que estamos a presenciar o melhor início de temporada de toda a carreira do internacional sueco, que conta atualmente 26 anos. Em apenas cinco jogos, já apontou sete golos, um registo que o coloca no topo da lista dos melhores marcadores das principais ligas mundiais no ano civil de 2024. Até ao momento, ninguém tem melhores números do que o sueco quando se somam os golos marcados em competições de clubes e seleções.
Desde o início do ano, Gyökeres já marcou 34 golos, superando nomes de peso como Haaland (30), Mbappé (28), Cristiano Ronaldo (27) e Harry Kane (27). Este é um dado que aumenta ainda mais a relevância do avançado sueco a nível internacional, sobretudo agora que também se destaca com a seleção da Suécia, onde tem vindo a afirmar-se de forma consistente.
Se internacionalmente o nome de Gyökeres já está longe de ser desconhecido — algo que pretende consolidar com a participação do Sporting na Liga dos Campeões —, no plano interno a sua influência no grande início de temporada dos leões tem sido ainda mais evidente.
O Sporting entrou na época 2024/2025 em grande forma, contando apenas vitórias na Liga. O ataque da equipa tem sido devastador, com 16 golos marcados, dos quais sete têm a assinatura de Gyökeres. Para ter uma noção da sua eficácia, o sueco tem mais golos sozinho do que 13 das equipas que competem na Liga! Além disso, iguala o número de golos do FC Porto, Famalicão e Moreirense. Apenas o Santa Clara, com oito golos, supera ligeiramente o registo individual do avançado do Sporting.
Há, contudo, outros dados que reforçam a importância de Gyökeres neste arranque de época. O Sporting foi a equipa que mais remates efetuou nas primeiras quatro jornadas (94), sendo que 26 desses remates foram realizados pelo sueco. Não surpreende, por isso, que o Sporting também seja o conjunto com mais remates à baliza (30), dos quais 13 foram apontados por Gyökeres, quase metade do total.
Além de ser um finalizador exímio, Gyökeres é também um jogador que sofre muito dentro de campo, tendo já sido alvo de 14 faltas, mais do que qualquer outro atleta no campeonato até ao momento. Este arranque avassalador deixa os adeptos sportinguistas em êxtase, sabendo que, pelo menos até janeiro, poderão continuar a desfrutar da potência e qualidade de um dos avançados mais eficazes da história recente do clube.
Avançado do Sporting com herança pesada
Além de marcar golos, Gyökeres encontrou um novo “passatempo” desde que chegou a Portugal: colecionar distinções. Após ter recebido a Bola de Prata do jornal A BOLA, sido eleito o melhor jogador da Liga e integrado o onze ideal do campeonato, o avançado sueco foi agora distinguido pelo portal Transfermarkt, que o considerou o melhor jogador da última época na Liga Portuguesa. Este reconhecimento vai além das fronteiras nacionais, algo que também se fez notar em Espanha. O jogador foi recentemente ligado a clubes como o Atlético de Madrid e o Barcelona durante o mercado de transferências, e o diário espanhol AS destacou-se ao elogiar Gyökeres com um artigo em que o compara a Haaland e Ibrahimovic.
“O sueco tornou-se no herdeiro de Zlatan Ibrahimovic a nível goleador. Só Haaland conseguiu fazer sombra ao instinto predador de Gyokeres. O ‘cyborg’ do Manchester City também leva 7 golos neste início de época em Inglaterra. Números que colocam os dois avançados a um nível estratosférico e acima dos restantes finalizadores. Dois matadores”, pode ler-se.