Israel terá concorrência e Diogo Pinto é para trabalhar

Franco Israel

Franco Israel

Uruguaio precisa de continuar a evoluir, sendo a melhor forma de o fazer a competição com um guarda-redes mais experiente

Após uma temporada em que o Sporting consagrou quatro guarda-redes como campeões nacional (Adán, Franco Israel, Diogo Pinto e Francisco Silva), a equipa leonina identificou o reforço desta posição como uma das principais prioridades para o verão, visando integrar um jogador que possa competir diretamente com Franco Israel.

A contratação de um novo guardião é um dado adquirido tanto para os dirigentes da SAD como para o treinador Rúben Amorim, tendo em conta que Adán, titular indiscutível nas primeiras três épocas no clube e (apesar de um desempenho mais inconstante) foi o mais utilizado em 2023/24, com 28 jogos, encerrou o seu ciclo em Alvalade aos 37 anos.

Com a saída do espanhol, Franco Israel assume atualmente a posição de número 1. O internacional uruguaio, que chegou da Juventus, onde apenas tinha jogado pelos sub-23, em 2022, foi utilizado em apenas oito jogos na sua época de estreia. Esta temporada mostrou sinais de crescimento reconhecidos por Rúben Amorim, incluindo a titularidade nas semifinais da Taça da Liga contra o Braga e na primeira meia-final da Taça de Portugal contra o Benfica, antes de Adán se lesionar.

O internacional pelo Uruguai, de 24 anos, terminou a época com 23 jogos, tendo sido crucial em algumas partidas decisivas na conquista do título, nomeadamente no dérbi contra o Benfica, tendo a equipa de Alvalade conquistado a vitória. No entanto, é reconhecido pelos responsáveis técnicos dos leões que Israel precisa de continuar a evoluir, sendo a melhor forma de o fazer a competição com um guarda-redes mais experiente que possa disputar a titularidade. Israel também teve de ser submetido a uma cirurgia ao joelho direito, que o afastou dos últimos jogos. Sem uma data precisa para o regresso aos relvados, a mesma situação deverá ocorrer no início da pré-temporada.

Diogo Pinto é para continuar a trabalhar

Diogo Pinto, guarda-redes de 19 anos que terminou a temporada como titular do Sporting, aproveitando as lesões de Adán e Franco Israel, deverá continuar a sua progressão nos leões na próxima época. Tendo sido titular nas duas últimas jornadas do campeonato e na final da Taça de Portugal, o jogador participou ainda em oito jogos pela equipa B na Liga 3. Isto depois de uma época em que realizou 23 jogos entre os sub-23 (17), os bês (4) e os juniores (2).

O guardião, que esteve envolvido na derrota do Sporting na final da Taça de Portugal ao cometer a penalidade que permitiu a Taremi fazer o 2-1 final, é considerado um jogador promissor pela SAD verde e branca e deverá manter-se como terceiro guarda-redes, atrás de Franco Israel e de um novo reforço a contratar. Tal como aconteceu na maior parte da época passada, Diogo Pinto deverá treinar com o plantel principal e jogar alguns encontros pela equipa B, na Liga 3.

O também jovem Francisco Silva, de 18 anos, que entrou para ser campeão na última jornada, continuará igualmente no clube. O regresso de Diego Callai, por sua vez, é menos provável. O jogador de 19 anos, nascido no Brasil mas ligado ao Sporting desde 2016, realizou 12 jogos pela equipa B e em janeiro foi emprestado ao Feirense. Pelo clube da II Liga disputou 11 partidas. O mais provável é que Diego Callai seja novamente cedido, desta vez para atuar num nível superior ao da Liga 3.

Exit mobile version