O selecionador nacional de basquetebol, Mário Gomes, divulgou esta quarta-feira a lista de 15 jogadores pré-convocados para a fase final do EuroBasket 2025. O grande destaque da convocatória é a inclusão de Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, da NBA. A equipa das ‘quinas’ terá uma preparação exigente e enfrentará um grupo com ‘tubarões’ como a Sérvia de Nikola Jokic e a anfitriã Letónia de Kristaps Porzingis.
A Seleção Nacional sénior masculina de basquetebol já conhece os 15 nomes que irão iniciar a preparação para o EuroBasket 2025, que se realiza entre 27 de agosto e 14 de setembro na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia. A lista final será reduzida a 12 jogadores.
Neemias Queta Lidera Convocatória com Novidades e Ausências
A grande notícia da convocatória de Mário Gomes é, sem dúvida, a presença de Neemias Queta. O poste dos Boston Celtics, que se sagrou recentemente campeão da NBA, não participou na fase de qualificação devido aos seus compromissos nos Estados Unidos, mas é agora chamado para ser a principal referência da equipa na fase final.
Para além de Queta, a outra novidade em relação aos últimos jogos de apuramento, em fevereiro, é a inclusão de Nuno Sá (Galomar). Em sentido contrário, e como baixa de vulto, está o jovem extremo André Cruz (Sporting), que vai falhar a competição devido a lesão.
Da lista alargada de 26 jogadores, anunciada a 15 de maio, destaca-se ainda a saída de Rúben Prey, jovem poste de 20 anos que atua no basquetebol universitário norte-americano (St. John’s), e de outros 10 atletas.
Lista dos 15 pré-convocados:
- Bases: Anthony da Silva (Évreux Basket, Fra), Diogo Brito (Ourense, Esp), Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Francisco Amarante (Oviedo, Esp) e Rafael Lisboa (Ourense, Esp).
- Extremos: Nuno Sá (Galomar), Travante Williams (Oradea, Rom) e Vladyslav Voytso (Cantabria, Esp).
- Postes: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto), Miguel Queiroz (FC Porto), Neemias Queta (Boston Celtics, EUA) e Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães).
Preparação de Luxo com Testes em Espanha e em Braga
A seleção nacional concentrar-se-á a 22 de julho, em Coimbra, para dar início a uma preparação que se antevê muito exigente. Os primeiros jogos serão em Espanha, onde Portugal participa no Torneio Internacional de Málaga, defrontando a seleção principal espanhola (5 de agosto) e a sua equipa ‘B’ (7 de agosto). Segue-se um particular com a Argentina, em Madrid, a 10 de agosto.
Posteriormente, a equipa das ‘quinas’ regressa a casa para o Torneio Internacional de Braga, onde medirá forças com a Islândia (15 de agosto) e a Suécia (16 de agosto).
Grupo de “Tubarões” em Riga: Jokic e Porzingis no Caminho
Portugal está inserido no Grupo A do EuroBasket, sediado em Riga, capital da Letónia, e o sorteio não foi nada favorável. A seleção nacional terá pela frente a poderosa Sérvia, liderada por Nikola Jokic (MVP da NBA), a coanfitriã Letónia, de Kristaps Porzingis (companheiro de Neemias nos Celtics), e ainda as seleções da República Checa, Turquia e Estónia.
A estreia de Portugal na prova será a 27 de agosto, frente aos checos. Seguem-se os duelos com a Sérvia (29 de agosto), Turquia (30 de agosto), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3 de setembro). Para garantir um lugar nos oitavos de final, Portugal terá de ficar num dos quatro primeiros lugares do grupo.
Esta será a quarta participação de Portugal na fase final de um Campeonato da Europa, depois de 1951, 2007 (onde alcançou um histórico nono lugar) e 2011.