Feito foi alcançado após ter atingido a final do Challenger de Valência
O tenista português Jaime Faria alcançou, esta segunda-feira, pela primeira vez na sua carreira, o top-150 do ranking ATP, ao subir para a 147.ª posição. Este feito foi conseguido após Faria, de 21 anos, ter atingido a final do Challenger de Valência, em Espanha, na qual acabou por sair derrotado.
O percurso positivo no torneio espanhol permitiu a Faria ascender 21 lugares no ranking mundial, integrando agora o grupo dos 150 melhores tenistas. É importante recordar que o jovem atleta começou o ano de 2024 fora dos primeiros 400 da hierarquia ATP.
Nuno Borges, que não compete desde o US Open, em agosto, continua firme na 32.ª posição do ranking. Já Henrique Rocha subiu um lugar, ocupando agora o 162.º posto da classificação mundial.
No topo do ranking ATP, não houve alterações significativas. O italiano Jannik Sinner, que recentemente conquistou o título no Masters 1.000 de Xangai, mantém-se no primeiro lugar, seguido do espanhol Carlos Alcaraz, que é segundo, e do alemão Alexander Zverev, que fecha o pódio.
No circuito feminino, a portuguesa Francisca Jorge registou uma subida de 10 posições, ocupando agora o 187.º lugar do ranking WTA. A liderança feminina continua nas mãos da polaca Iga Swiatek, com a bielorrussa Aryna Sabalenka na segunda posição. A norte-americana Coco Gauff ascendeu ao terceiro lugar, trocando de posição com a sua compatriota Jessica Pegula, que agora ocupa a quarta posição.