Etapa foi ganha por Oscar Onley
Apesar de ter mostrado alguns sinais de quebra a cerca de seis quilómetros da meta, João Almeida manteve a determinação e protagonizou mais uma prestação de excelência na Volta à Suíça, desta vez na etapa mais exigente da competição. O percurso incluiu quatro contagens de montanha de primeira categoria, sendo um verdadeiro teste às capacidades dos trepadores.
O ciclista português da UAE Team Emirates alcançou o britânico Oscar Onley (da equipa Picnic), que seguia isolado na frente da corrida, a 2,3 km do final, numa das subidas decisivas em Santa Maria in Calanca. Os dois acabaram por discutir a vitória da tirada, com Almeida a terminar em segundo lugar, batido por uma margem mínima.
Com esta performance impressionante nas montanhas, o corredor luso escalou posições na geral, passando do sétimo para o terceiro posto. Está agora a apenas 39 segundos do novo líder da classificação, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa). Em segundo lugar está o também francês Julian Alaphilippe (Tudor), a 29 segundos do primeiro.
Faltando ainda três etapas para o fim da corrida — que culminará no domingo com uma cronoescalada de 10 km —, a luta pela vitória está ao rubro. A sexta etapa, agendada para sexta-feira, não deverá provocar grandes mexidas, dado que as duas subidas categorizadas como de segunda categoria ficam ainda a mais de 100 km da chegada. No entanto, o desfecho da competição promete emoção, com as tiradas de sábado e domingo a serem decisivas para o desfecho final.