Ciclista tornou-se o primeiro português a vencer uma etapa desta prova
O ciclista português João Almeida, da equipa UAE Emirates, conquistou esta quarta-feira a quarta etapa do Paris-Nice, com chegada no topo de La Loge des Gardes. O atleta luso bateu o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que assumiu a liderança da classificação geral.
Almeida tornou-se assim o primeiro português a vencer uma etapa desta prestigiada corrida francesa, uma das mais importantes do calendário internacional. O ciclista de 26 anos completou os 163,4 quilómetros entre Vichy e La Loge des Gardes em 3 horas, 37 minutos e 6 segundos.
Na luta pelo triunfo, João Almeida conseguiu responder a um forte ataque de Jonas Vingegaard nos metros finais, terminando com um segundo de vantagem sobre o dinamarquês, que ficou na segunda posição. O terceiro lugar foi ocupado pelo também dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), que chegou dois segundos depois do vencedor.
A etapa foi marcada por condições meteorológicas adversas, incluindo uma tempestade de granizo que obrigou à neutralização temporária da corrida. No final, Vingegaard assumiu a liderança da geral, ultrapassando o seu companheiro de equipa, o norte-americano Matteo Jorgenson, que agora ocupa o segundo lugar a cinco segundos do dinamarquês.
Com esta vitória, João Almeida subiu ao quinto posto da geral, a 37 segundos do líder, mas com apenas quatro segundos de diferença para um lugar no pódio, atualmente fechado por Skjelmose.
🚐 La C-15 de Caldas da Rainha: 𝐉𝐎𝐀𝐎 𝐀𝐋𝐌𝐄𝐈𝐃𝐀 𝐄𝐒 𝐈𝐍𝐃𝐄𝐒𝐓𝐑𝐔𝐂𝐓𝐈𝐁𝐋𝐄
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) March 12, 2025
🚀🇵🇹 En un final 'marca de la casa', rebasando en los últimos metros a Jonas Vingegaard, el luso de @TeamEmiratesUAE se impone en la 4ª etapa de la #ParisNice #LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/ojBS7chHVh
🏁⛰ Première arrivée au sommet et première belle bataille entre favoris avec un final haletant! 🥵💪
— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2025
⏪ Revivez le dernier kilomètre de l’étape 4
🏁⛰ The first summit finish brought an intense battle between the favorites in a thrilling finale! 🥵💪
⏪ Relive the final… pic.twitter.com/ZYijwBd5do