Ataque de Buitrago no último quilometro apanhou o ciclista português desprevenido
Um ataque inesperado do colombiano Santiago Buitrago no último quilómetro da quarta etapa, durante a leve subida para a meta em Portell de Morella, foi suficiente para apanhar João Almeida desprevenido e garantir-lhe a liderança da geral.
A UAE Emirates controlou grande parte dos 181 quilómetros da etapa, permitindo que uma fuga assegurasse as bonificações intermédias. No entanto, o final da etapa prometia um sprint disputado, sobretudo com Jonathan Milan, que contou com um excelente apoio da Lidl-Trek. Ainda assim, a explosão de Buitrago desarmou os adversários, permitindo-lhe destacar-se e cruzar a linha de chegada com 6 segundos de vantagem sobre o italiano Milan.
João Almeida terminou no grupo principal, na sétima posição, mas a 10 segundos do vencedor da etapa. Esta diferença fez com que o português cedesse a camisola amarela para Buitrago, que agora lidera com 8 segundos de vantagem – uma margem complicada de recuperar na etapa final, desenhada para sprinters.
Pello Bilbao, também da Bahrain-Victorious, ocupa o terceiro lugar da geral, a 29 segundos do colega de equipa. Perante este cenário, João Almeida deverá concluir a prova na segunda posição.