Ciclista de A dos Francos ganhou tempo a Jonas Vingegard
A quinta etapa do Paris-Nice, disputada esta quinta-feira, trouxe mudanças na classificação geral, com a chegada em contagem de montanha de segunda categoria a provocar diferenças entre os favoritos. Na subida final de três quilómetros, João Almeida e Jonas Vingegaard enfrentaram algumas dificuldades, mas o ciclista português conseguiu ganhar mais tempo ao dinamarquês.
Almeida, da UAE Team Emirates, terminou a etapa na sexta posição, a sete segundos do vencedor, Lenny Martinez (Bahrain Victorious). Já Vingegaard, que sofreu uma queda a cerca de 85 quilómetros da meta e ficou com algumas mazelas, não teve um final fácil e cruzou a linha em 16.º lugar, a 26 segundos do francês.
As diferenças registadas alteraram a hierarquia da geral individual: Matteo Jorgenson, colega de equipa de Vingegaard na Visma-Lease a Bike, regressou à liderança, empurrando o dinamarquês para o segundo posto. Por sua vez, João Almeida subiu uma posição e ocupa agora o quarto lugar, estando a 40 segundos do norte-americano.
Além disso, o ciclista luso mantém a liderança da classificação da montanha, continuando a envergar a camisola às bolas vermelhas.
A competição segue esta sexta-feira com uma etapa de perfil mais acessível, antes das duas exigentes jornadas de alta montanha no fim de semana, que prometem definir o desfecho da prova.