Português entra para a história do ciclismo mundial
João Almeida venceu este domingo a 88.ª edição da Volta à Suíça, somando a sua terceira vitória consecutiva em provas por etapas do circuito WorldTour, depois dos triunfos na Volta ao País Basco e na Volta à Romandia. Com este feito, o ciclista português da UAE Team Emirates iguala nomes históricos como o irlandês Sean Kelly e o britânico Bradley Wiggins, únicos até agora a conseguirem tal sequência de vitórias.
A consagração do corredor das Caldas da Rainha aconteceu na última etapa da competição helvética, um contrarrelógio em subida com 10 quilómetros – dos quais 9,2 km em ascensão com uma inclinação média de 9%. Almeida não só venceu esta derradeira etapa (a sua terceira nesta edição da prova), como também assumiu a liderança da classificação geral, destronando o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels), que partira para o dia decisivo com 33 segundos de vantagem.
Desde o ponto intermédio, aos 4,5 km, já se percebia o domínio do português, que aí ganhava 20 segundos ao então camisola amarela. Na segunda metade da subida, Almeida manteve o ritmo forte e viria a concluir o esforço com uns expressivos 1 minuto e 40 segundos de vantagem sobre Vauquelin, garantindo assim a vitória final.
Aos 26 anos, João Almeida continua a consolidar o seu estatuto entre os grandes nomes do pelotão internacional, demonstrando consistência, capacidade em contrarrelógio e domínio em etapas de montanha.