Guarda-redes entrou na derradeira partida dos dragões no campeonato para cumprir o sonho de se sagrar campeão nacional. Confira, aqui, a nova camisola dos dragões para 2026/27.
João Costa em entrevista à Sporttv
O guarda-redes suplente do emblema da cidade invicta foi uma das figuras da festa do título, depois de entrar na última partida do campeonato para se sagrar campeão nacional. Concedeu, recentemente, uma entrevista à Sporttv, onde abordou como foi viver esse momento.
Quando soube que ia jogar:
“Eu tive sempre a certeza, mas foi quando nos concretizámos campeões com duas jornadas por terminar. Eu sabia que ia jogar, não sabia quanto tempo. O que eu não sabia é que iria tocar este momento da braçadeira.”
Braçadeira:
“Soube na hora, foi uma surpresa do nosso capitão e para mim teve um significado ainda maior, enquanto portista e profissional de excelência. Para mim, um capitão tem de servir com alma e coração e, depois, ser um exemplo dentro e fora do campo, tem que conseguir elevar os outros, que sejam melhores pessoas e jogadores. Este ato do Diogo em passar-me a braçadeira naquele momento passou a mensagem de que eu realmente era esse tipo de pessoa. Teve um peso ainda maior. Agradeci-lhe por esse reconhecimento e vou levá-lo comigo para sempre.”
Tornou-se campeão em todos os escalões:
“Foi o dia mais feliz da minha vida e da minha carreira. Ser o único, de certo modo, em alguma coisa na história do FC Porto é ainda mais especial. É um feito que não está ao alcance de qualquer um e servirá de exemplo e inspiração para todos os jovens que entrarem tão cedo nesta casa como eu entrei. É um legado e uma marca que deixarei para sempre no FC Porto. Falta ser campeão de veteranos? A seu tempo chegaremos lá.”
Museu com pernas:
“Sei a grande parte. Não diria todos, mas sei grande parte dos onzes históricos do FC Porto. O da Liga Europa, por exemplo, quando o presidente era treinador. Era o Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Guarín, Moutinho, Falcão, Varela e Hulk. Creio que sim. Sou esse tipo de pessoa a quem os jogadores, quando chegavam, rapidamente percebem que podem perguntar-me esse tipo de coisas.”
Eventual saída de Diogo Costa:
“Eu sei que o Diogo é um dos melhores guarda-redes do mundo e não tenho dúvidas que poderá ter interessados nos melhores clubes. Mas a maior prova que os portistas podem ter é o tempo que ele já cá está. Isso não me deixa preocupado. Ele deve seguir o que o coração disser e, até hoje, o coração levou-o a estar cá. Não me cabe dizer se deve ou não ficar. Enquanto portista, é um orgulho enorme que ele esteja cá e dou o meu incentivo para que fique cá muitos mais anos.”
João Afonso já se mostrou ao Dragão:
“Tive a oportunidade de coincidir com ele no final do jogo, quando estava a falar com vocês [Sport TV]. Dei-lhe os parabéns pessoalmente e sei que será mais um para ajudar. Terá muito orgulho na equipa de guarda-redes que irá encontrar, de fazer parte dela, e sairá melhor guarda-redes e melhor pessoa depois de entrar neste grupo tão unido.”
Replicar a época que acabou em 2026/27:
“Eu acredito que sim. Quando ganhamos algo importante, o sentimento que vivenciamos leva-nos a querer repeti-lo e a fazê-lo de forma melhor, isso é o que nos leva a ser verdadeiros campeões. Conhecendo a nossa equipa e a dedicação que impõem nos treinos, se há equipa que o pode fazer, é a nossa.”
O que esperar de Benfica e Sporting:
“Temos de olhar para o nosso exemplo. Quem diria há um ano que estaríamos aqui a falar de um FC Porto campeão com a força que está? Não vejo fragilidade nos rivais. Acredito que se vão preparar ainda melhor, tal como nós o fizemos para esta temporada. Isso obriga-nos a manter a guarda alta e a aspiração de querer ser campeões novamente. Será ainda mais difícil do que este ano, mas tenho a certeza de que estaremos à altura.”
Inquérito anónimo feito por Farioli:
“O João Costa pede sempre mais minutos, como todos os profissionais, aqui todos queremos jogar o máximo. Eu marquei a história do clube este ano tendo os minutos que tive, por isso quero sempre ter mais, mas a minha continuidade no clube não será por ter mais ou menos minutos. Acredito que o melhor está sempre por chegar. Se o meu propósito foi cumprido este ano, o próximo será ainda melhor.”










