Defesa-central leonino perdeu o estatuto de titular durante a CAN
No regresso aos compromissos da seleção da Costa do Marfim, Ousmane Diomande não foi incluído nas escolhas dos “elefantes” na vitória de 1-0 desta sexta-feira frente ao Gabão. Na partida referente à 3ª jornada do grupo A da qualificação africana para o Mundial de 2026, o jovem defesa-central, de 20 anos, ficou de fora da ficha de jogo dos costa-marfinenses, por decisão técnica do selecionador da casa.
O técnico Emerson Faé optou por deixar o jogador do Sporting de fora da convocatória para o encontro contra o Gabão, algo que já tinha acontecido em algumas ocasiões durante a fase final da CAN 2024, realizada em janeiro e fevereiro passados, e que foi conquistada pela Costa do Marfim. Nessa competição, Diomande perdeu o estatuto de titular sob o comando do então selecionador interino, que agora é o treinador principal dos “elefantes”.
Durante a fase final da CAN, Diomande somou um total de 167 minutos repartidos por dois jogos, sendo depois preterido nos restantes cinco encontros do torneio.
Antes de iniciar o período de férias, o jovem defesa-central terá ainda outro desafio pela frente. Na terça-feira, dia 11, a Costa do Marfim defrontará o Quénia, num novo jogo de qualificação para o Mundial de 2026. Diomande, que tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, é visto pelo Sporting como um jogador negociável no próximo mercado de transferências e continua a atrair o interesse de alguns clubes ingleses. No entanto, nesta fase, os “leões” estão dispostos a aceitar negociar o defesa por um valor na ordem dos 60 milhões de euros.