A Liga Portugal, em parceria com a Sport Integrity Global Alliance (SIGA), organiza a “Jornada pela Integridade no Desporto”, que integra o Mês da Integridade no Desporto. Capitães de Liga e Liga 2 assinam Carta pelo Fair Play.
A Fundação do Futebol – Liga Portugal e a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) uniram-se novamente para promover a ética e a transparência no futebol português, organizando a “Jornada pela Integridade no Desporto”. A iniciativa decorre durante a 10.ª jornada da Liga e Liga 2, sob o mote “Juntos pela Integridade no Desporto”, e envolve todos os clubes profissionais.
A ação visa reafirmar o compromisso das organizações na promoção da boa governança e da verdade desportiva, integrando o Mês da Integridade no Desporto (Sport Integrity Action Month).
Assinatura da Carta e Alinhamento no Relvado
O momento central da iniciativa será a assinatura da Carta pela Integridade por todos os capitães de equipa das competições profissionais, um gesto que já tinha sido realizado em 2022. O documento subscrito pelos líderes das equipas promove os valores do respeito, do fair play e da verdade desportiva.
Durante as partidas desta ronda, haverá também um momento simbólico no relvado: após o alinhamento inicial, os jogadores titulares irão posar com um cartaz com o mote da campanha para uma fotografia alusiva à iniciativa.
O Futebol Português Como Exemplo Global
Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA, enalteceu a liderança do futebol português na área da integridade.
“O futebol português volta a dar um exemplo inspirador de liderança e compromisso, refletindo uma clara determinação em consolidar uma cultura de responsabilidade e integridade.”
O líder da SIGA destacou o pioneirismo da Liga Portugal, que foi a primeira liga profissional do mundo a adotar os Standards Universais de Boa Governação da SIGA e a obter a certificação SIRVS. O apelo da SIGA é claro: “que cada ação, cada decisão e cada vitória dentro e fora de campo sejam guiadas pelos valores que fazem do desporto um pilar de confiança e credibilidade”.
O Compromisso da Liga Portugal
Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, reforçou o compromisso com a transparência e a integridade no “desporto-rei”.
“Esta é uma forma de dar voz aos que todos os dias lutam por um futebol melhor, com verdade e na defesa da integridade do desporto-rei. Que no final vença o melhor, mas sempre com desportivismo e, acima de tudo, com verdade desportiva. Por um futebol melhor, mais justo e íntegro”, afirmou o presidente da Liga.








