Esta é a terceira pole position do britânico esta época
O piloto britânico Lando Norris, ao volante da McLaren, garantiu este sábado a pole position para o Grande Prémio da Áustria, 11.ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025.
Com uma volta cronometrada em 1.03,971 minutos, Norris superou o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por expressivos 0,521 segundos. O australiano Oscar Piastri, também da McLaren, assegurou o terceiro lugar da grelha de partida, ficando a 0,583 segundos do tempo do colega de equipa.
A fase final da qualificação foi agitada por um despiste do francês Pierre Gasly (Alpine), que rodou na pista e provocou a exibição de bandeiras amarelas. Esta ocorrência prejudicou diretamente Max Verstappen (Red Bull), que se encontrava numa volta rápida e foi forçado a abrandar, terminando apenas com o sétimo melhor tempo.
A sessão de qualificação já tinha sido interrompida anteriormente, durante a segunda parte (Q2), devido a um pequeno incêndio na relva de uma das zonas de escapatória.
Norris foi o único piloto a conseguir uma volta abaixo de 1:04, demonstrando grande domínio ao bater o segundo classificado com mais de meio segundo de vantagem.
“Esperemos ter uma boa corrida. O meu plano não é terminar em terceiro, isso é certo”, afirmou o britânico.
Esta marca representa a terceira pole position da época para Norris e a 12.ª da sua carreira na Fórmula 1.
Charles Leclerc, que não partia da primeira linha da grelha desde o Grande Prémio do Mónaco, mostrou-se satisfeito com o desfecho da qualificação. “Já foi há muito tempo que comecei na primeira linha. Foi um bom começo de fim de semana. Normalmente temos melhor carro na corrida do que na qualificação, esperemos pressionar mais o Lando”, disse o piloto da Ferrari.
Já Oscar Piastri, actual líder do campeonato, mostrou ambição para a corrida. “Queremos mais do que um terceiro lugar. O objetivo é lutar pela vitória”, garantiu.
A corrida principal terá lugar este domingo, no circuito de Spielberg.