McLaren ficou com os dois primeiros lugares do pódio
Lando Norris foi o grande vencedor do Grande Prémio da Áustria deste domingo, 11.ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, reforçando o excelente momento da McLaren. O piloto britânico, que partiu da pole position no circuito de Spielberg, alcançou a sua terceira vitória da temporada.
Logo atrás de Norris terminou o seu colega de equipa, o australiano Oscar Piastri, que arrancou da terceira posição da grelha e completou uma corrida muito consistente, pressionando o britânico durante grande parte da prova. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) garantiu o terceiro lugar do pódio.
Foi um fim de semana de grande destaque para a McLaren, que demonstrou um desempenho superior aos restantes. Piastri, em particular, mostrou um ritmo forte e manteve-se sempre próximo de Norris, chegando mesmo a rodar a menos de um segundo do companheiro de equipa.
O arranque da corrida foi atribulado e acabou por ser adiado 15 minutos, após Carlos Sainz ter sofrido problemas técnicos ainda antes da volta de formação. O espanhol teve de regressar às boxes devido a uma avaria na sua Williams, que ficou presa na primeira mudança, e a situação agravou-se com um princípio de incêndio na traseira do monolugar, prontamente controlado pela equipa técnica. A Williams teve um domingo para esquecer, já que Alexander Albon foi forçado a abandonar à 17.ª volta.
Outro momento marcante ocorreu logo na primeira volta, com o abandono precoce de Max Verstappen. O neerlandês, favorito local e muito aplaudido pelos adeptos no Red Bull Ring, foi atingido pelo Mercedes conduzido pelo jovem italiano Kimi Antonelli. O incidente obrigou à retirada de ambos os carros da corrida e levou a que muitos fãs deixassem o autódromo mais cedo, desiludidos com o desfecho.
Antonelli 💥 Verstappen: Here's the incident 🎥#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/hWuRLjZoxP
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
No restante top-10, destacaram-se ainda Lewis Hamilton (Ferrari), George Russell (Mercedes), Liam Lawson (Racing Bulls), Fernando Alonso (Aston Martin), Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg (ambos da Kick Sauber), e Esteban Ocon (Haas).
THE TOP 10 FINISHERS 🤩#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/gchYdCm78B
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Com esta vitória, Norris soma agora 201 pontos no Mundial de Pilotos e aproxima-se do topo da tabela, ficando apenas a 15 pontos do líder Oscar Piastri. O piloto britânico segue agora para o Grande Prémio da Grã-Bretanha com fortes hipóteses de discutir a liderança perante o seu público.
Perguntar ao ChatGPT