Piloto perdeu o controlo do carro numa curva
Kalle Rovanperä cedeu a liderança do Rali de Portugal após um acidente na classificativa de Montim. Da mesma forma, Oliver Solberg perdeu a posição de líder na categoria WRC2 ao capotar apenas alguns metros à frente do finlandês. Ambas as equipas estão bem.
Rovanperä perdeu o controlo do carro numa curva suave à direita, o Yaris embateu numa árvore do lado esquerdo e virou, ficando o veículo de lado junto à margem da etapa. O piloto que seguia o finlandês na especial era Solberg, que ao ultrapassar o bicampeão mundial, despistou-se alguns metros à frente, capotando várias vezes e danificando gravemente o carro. Ambos os escandinavos ficaram fora de prova, com a possibilidade de regressarem à competição este domingo.
“Uma notícia chocante para nós. Possivelmente o Kalle foi apanhado de surpresa pelo nível de aderência do piso. Esta classificativa não dá qualquer margem de erro”, disse Latvala, diretor da equipa Toyota, ao canal do WRC.
“Em 100 metros tens dois pilotos que estavam a liderar… Isto é de loucos!”, referiu o novo líder do WRC2, Yohan Rossel, após esta série de eventos. Na classificação geral, Sébastien Ogier ascende ao 1.º lugar do Rali de Portugal.
Contudo, a especial de Montim também foi desafiante para outros pilotos, com Elfyn Evans e Takamoto Katsuta a fazerem um pião exatamente no mesmo local, após um toque no lado direito da margem da etapa, perdendo algum tempo mas continuando em prova. Thierry Neuville também cometeu dois erros que lhe custaram tempo na classificação.
Montim 1
1.º Sébastien Ogier, Toyota: 5.32,7 minutos
2.º Ott Tänak, Hyundai: +0,5 segundos
3.º Adrien Fourmaux, Ford: +6,5 s
4.º Dani Sordo, Hyundai: +9,3 s
5.º Takamoto Katsuta, Toyota: +11,5 s
Classificação geral
1.º Sébastien Ogier, Toyota: 1:36.24,1 horas
2.º Ott Tänak, Hyundai: +3,4 segundos
3.º Takamoto Katsuta, Toyota: +15,7 s
4.º Thierry Neuville, Hyundai: +30,2 s
5.º Dani Sordo, Hyundai: +32,9 s