Classificação virtual publicada pelo Record, a “Liga da Verdade” revela diferenças nos pontos de Sporting, Benfica e FC Porto, com base em decisões de arbitragem analisadas por especialistas.
Numa jornada marcada por mais uma onda de polémica em torno da arbitragem, entre penáltis duvidosos, lances ignorados e comunicados inflamados, o jornal Record voltou a divulgar a sua Liga da Verdade — uma classificação alternativa baseada na análise dos seus especialistas de arbitragem: Marco Ferreira, Jorge Faustino e Iturralde González.
O exercício, feito semanalmente, visa repor justiça em função de golos mal validados ou anulados e grandes penalidades mal assinaladas ou por assinalar. E os resultados continuam a dar que falar.
Sporting ganharia 3 pontos, FC Porto perderia 4
Segundo a tabela da Liga da Verdade, o Sporting lideraria isolado com 72 pontos, ou seja, mais 3 do que os 69 que tem atualmente na classificação oficial da Liga Betclic. Já o Benfica, que partilha o topo da tabela com os leões, teria apenas mais um ponto (70), fruto das correções feitas aos lances mais polémicos ao longo do campeonato.
O FC Porto, por outro lado, surgiria ainda mais distante da luta pelo título. Dos 59 pontos reais, cairia para 55, refletindo aquilo que os analistas consideram ter sido benefícios indevidos em alguns jogos da temporada.
Um campeonato… em dois mundos
A publicação da Liga da Verdade surge num momento de máxima tensão no futebol português, especialmente após o último fim de semana, onde os jogos de Sporting e Benfica voltaram a estar envoltos em controvérsia — e motivaram reações fortes de dirigentes, ex-dirigentes e comentadores.
Com cinco jornadas por disputar e os dois rivais lisboetas igualados no topo da tabela, a pressão aumenta e os erros de arbitragem ganham peso ainda maior. A Liga da Verdade poderá não valer pontos, mas dá combustível à discussão sobre justiça, critério e igualdade no campeonato português.