Antigo líder dos encarnados saiu da liderança do clube em 2021 na sequência do processo “Cartão Vermelho”
Após um longo período de reflexão, Luís Filipe Vieira está prestes a oficializar a sua intenção de voltar a candidatar-se à presidência do Sport Lisboa e Benfica. De acordo com informações avançadas pelo O JOGO, o antigo dirigente encarnado tem vindo a ponderar seriamente a possibilidade de regressar ao cargo que liderou entre 2003 e 2021 e, motivado pelo apoio que tem vindo a receber de vários setores, prepara-se agora para apresentar a sua candidatura.
Vieira, que foi eleito pela primeira vez em 2003 derrotando Manuel Damásio, saiu da liderança dos encarnados em 2021 na sequência das investigações no âmbito do processo “Cartão Vermelho”. Na altura, após a sua detenção, foi substituído interinamente por Rui Costa, tendo depois apresentado a sua demissão. Desde então, o ex-presidente não poupou críticas à atual Direção, liderada pelo seu antigo braço-direito e responsável pelo futebol profissional.
Apesar de estar a ultimar os detalhes da candidatura, Vieira enfrenta, em simultâneo, a possibilidade de ser expulso de sócio do Benfica. A Direção encarnada, sob a presidência de Rui Costa, vai reunir-se esta segunda-feira para analisar o dossiê, sendo que parte dos dirigentes se encontra atualmente nos Estados Unidos com o líder máximo do clube. O processo disciplinar remonta a um episódio ocorrido na Assembleia Geral de 27 de setembro de 2019, onde Vieira foi acusado de ter agredido fisicamente um associado — incidente que foi considerado provado e registado em ata. A reunião irá avaliar o parecer elaborado pelos serviços jurídicos do clube e os passos tomados desde então.
Rui Costa ainda sem confirmação e campanha eleitoral aquece com vários nomes na corrida
Rui Costa, por seu lado, ainda não confirmou se irá recandidatar-se ao cargo que ocupa desde 2021. O atual presidente prometeu anunciar a sua decisão depois do Mundial de Clubes. Entretanto, a oposição intensifica esforços e já há quatro nomes oficialmente na corrida: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer.
João Diogo Manteigas, o primeiro a oficializar a candidatura, divulgou ontem uma carta enviada ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, na qual apresenta dez propostas para o regulamento eleitoral. Entre elas, defende a realização de debates e entrevistas transmitidos em direto na BTV, bem como a implementação do voto eletrónico para sócios residentes fora do continente, sob supervisão de uma entidade independente.
Por sua vez, Noronha Lopes — que já contactou os benfiquistas nos EUA — organizou um encontro em Campo Maior focado no tema do associativismo. Cristóvão Carvalho e Martim Mayer também estiveram em solo norte-americano numa tentativa de captar apoios. Mayer, atualmente de regresso a Portugal, marcou presença na cerimónia de homenagem da Câmara Municipal de Lisboa a Toni, figura histórica do clube da Luz.
As eleições estão marcadas para 25 de outubro e a disputa pela liderança das águias promete intensificar-se nas próximas semanas.