Avançado do FC Porto regressa a Eindhoven para ser homenageado e tornar-se no primeiro jogador ativo a receber tal distinção.
Ainda a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo, Luuk de Jong vai regressar no próximo sábado a Eindhoven para viver um momento especial. O avançado de 35 anos será homenageado pelo PSV, que o irá incluir oficialmente no seu Passeio da Fama, tornando-se o primeiro jogador ainda no ativo e o mais jovem de sempre a receber tal distinção.
A cerimónia acontecerá antes da receção do PSV ao Go Ahead Eagles, num encontro que marcará a despedida simbólica do antigo capitão dos neerlandeses, agora jogador do FC Porto.
“Uma lenda viva do PSV”
Marcel Brands, presidente do clube de Eindhoven, explicou a decisão nos canais oficiais da equipa. “O Luuk estabeleceu números que já não são possíveis no futebol de hoje. Além disso, era um verdadeiro líder, o grupo seguia-o cegamente. Essa rara combinação faz dele o primeiro jogador ativo no Passeio da Fama, e ele mais do que mereceu.”
O internacional neerlandês soma 186 golos e 62 assistências em 338 jogos pelo PSV, onde conquistou cinco campeonatos, quatro Supertaças e uma Taça dos Países Baixos, tornando-se numa das figuras mais marcantes da história recente do clube.
Um regresso de coração cheio
Apesar de ter deixado o PSV no último verão para reforçar o FC Porto, De Jong mantém uma ligação profunda ao clube e à cidade. O avançado — que soma um golo em quatro jogos pelos dragões esta época — verá o seu nome eternizado entre as grandes figuras do futebol neerlandês.
Curiosamente, no mesmo dia em que será homenageado em Eindhoven, o FC Porto defronta o Celoricense, em jogo da Taça de Portugal, partida que o goleador deverá falhar devido à recuperação física.








