Novo monolugar elétrico deve estar pronto para tomar as pistas na temporada 2026/27 do Campeonato do Mundo de Formula E.
Finalmente chegou! A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Formula E apresentaram o novo monolugar da categoria rainha do desporto motorizado elétrica que está mais rápido e mais revolucionário do que nunca.
O novo GEN4 é a máquina mais avançada de todas as temporadas da história da modalidade. Disponibiliza 600 kW de potência (equivalente a mais de 815cv) e conta com tração integral ativa, em cada fase da corrida. Em comparação ao GEN3, o novo carro apresenta mais 50% da potência em relação ao seu antecessor.
No que toca a velocidade, a unidade motriz continua a funcionar em dois modos distintos: 450kW máximos em fase de corrida convencional, subindo para os 600kW quando ativado o attack mode.
A FIA e Formula E dedicaram-se também à sustentabilidade do carro. O GEN4 é feito totalmente de materiais recicláveis, sendo 20% dos seus componentes já reciclados. O monolugar oferece também cerca de 100% de eficiência de motor, regenerando 40% da energia do mesmo através de travagens.
O novo carro apresenta agora duas configurações aerodinâmicas: uma superior destinada a circuitos que requerem maio apoio e outra para pistas de menor arrasto. Desta forma, o automóvel torna-se mais competitivo, independentemente dos E-Prixs, em relação ao GEN3. A nova configuração conta também com pneus maiores, que garantém maior tração ao asfalto.
Desta feita, o GEN4 será desenvolvido pelas construtoras oficiais do Campeonato do Mundo de Formula E (Porsche, Nissan, Stellantis, Jaguar e Lola Cars), cada uma responsável por tirar maior proveito do novo monolugar com as suas tecnologias próprias de sistemas de propulsão e gestão de energia, de forma a entrarem em 2026/27 da melhor maneira possível.









