Até ao momento, Portugal alcançou três pódios no Campeonato da Europa
O canoísta português Fernando Pimenta conquistou, na manhã deste domingo, a medalha de bronze na prova de K1 1.000 metros, no Campeonato Europeu de Canoagem, que está a decorrer na Hungria.
Em Szeged, Fernando Pimenta teve um início forte e disputou lado a lado com o húngaro Balint Kopasz, campeão olímpico em Tóquio2020. O limiano, atual campeão mundial, ficou em terceiro lugar, como já se previa.
A cerca de 250 metros do final, Kopasz conseguiu ganhar alguma vantagem sobre Pimenta e parecia encaminhar-se para a medalha de ouro, mas o bielorrusso Aleh Yurenia surpreendeu primeiro o português e depois o húngaro. Com uma reta final impressionante, Yurenia ultrapassou Kopasz, conquistando a medalha de ouro. O bielorrusso, de 34 anos, venceu a prova com um tempo de 3:35.122 minutos, com uma vantagem de 0.370 segundos sobre Kopasz e 2.977 segundos sobre Fernando Pimenta. O K1 1.000 metros era o principal objetivo do português em Szeged, uma vez que é a distância em que competirá nos Jogos Olímpicos de Paris2024.
Portugal encerra este domingo a sua participação no Campeonato Europeu de Canoagem na Hungria, ainda com legítimas aspirações a mais dois pódios. Após a prova de K1 1.000 metros, Fernando Pimenta competirá ainda em K1 5.000 metros, e o paralímpico Norberto Mourão competirá em VL2. Até ao momento, Portugal alcançou a prata de Pimenta em K1 500 metros, o bronze em K1 1.000 metros, e o ouro de Iago Bebiano e Kevin Santos em K2 200 metros.