Defesa espanhol sofreu a segunda lesão grave enquanto jogador do FC Porto, em setembro de 2023
O final da longa recuperação de Iván Marcano parece estar próximo, com o defesa espanhol prestes a regressar à competição. Já a realizar treinos integrados, embora condicionados, há quase três semanas, o jogador tem demonstrado progressos consistentes. Neste momento, o maior desafio é recuperar o ritmo competitivo e ganhar confiança, algo que só poderá alcançar através de minutos em jogo. Para isso, a equipa B do FC Porto surge como uma opção estratégica importante. Até agora, Marcano tem sido convocado por Vítor Bruno apenas para exercer a sua liderança no balneário, sem ainda entrar em campo.
O plantel principal conta com cinco defesas centrais, e, apesar da vasta experiência do espanhol, a longa paragem (consequência de uma cirurgia ao ligamento cruzado anterior do joelho direito após uma lesão frente ao Estrela da Amadora na temporada passada) colocam-no atrás na hierarquia, superado por Zé Pedro, Tiago Djaló, Nehuén Pérez e Otávio. Assim, o cenário ideal para o regresso competitivo poderá passar pelos jogos na equipa secundária, como aconteceu no início de 2021. Na altura, depois de outra longa paragem, Marcano realizou dois jogos completos frente a Vilafranquense e Casa Pia, antes de somar minutos pela equipa principal.
A expetativa é que, até ao final de dezembro, o jogador de 37 anos esteja apto para voltar a calçar as chuteiras. Recorde-se que em setembro de 2023, Marcano sofreu a segunda lesão grave enquanto jogador do FC Porto, o que levantou dúvidas sobre a continuidade da sua carreira. Contudo, a dedicação e resiliência do defesa afastaram esses receios, e o regresso parece agora iminente.
No primeiro dia de preparação para a 13.ª jornada da Liga Portugal, frente ao Famalicão (sábado, às 20h30), Marcano surge como o único elemento presente no boletim clínico do clube. Já Fran Navarro, que tinha ficado de fora na última jornada devido a uma tendinite bilateral dos tendões de Aquiles, foi considerado apto e disponível para a competição. Grujic e Deniz Gul, por sua vez, tinham já recebido alta médica antes do encontro com o Casa Pia, embora apenas o jovem avançado tenha sido convocado.
O plantel do FC Porto volta ao centro de treinos do Olival esta quinta-feira, às 10h30, para mais uma sessão de trabalho com vista ao duelo em Famalicão, onde, na época passada, os dragões venceram por 3-0, com golos de Evanilson, Taremi e Francisco Conceição, — três jogadores que já não fazem parte do plantel.