Marcelo Rebelo de Sousa recorda a determinação e o estilo muito próprio de Pinto da Costa.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da república portuguesa, emitiu um comunicado, na sequência da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto, que faleceu esta noite, por volta das 20h00, terminando assim uma longa vida, grande parte dela ao serviço dos Dragões.
“O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube.
Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais.
Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências.
Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança”, pode ler-se.