A Federação Portuguesa de Futebol homenageou esta quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa pelo contributo dado ao futebol português durante a década em que desempenhou funções como Presidente da República. A cerimónia decorreu na Cidade do Futebol, onde foi recebido por Pedro Proença e pelos funcionários federativos.
Marcelo recordou ligação antiga ao futebol
Durante a homenagem, o antigo chefe de Estado recebeu um quadro com várias fotografias que retratam momentos vividos ao lado da seleção nacional e da federação. Marcelo Rebelo de Sousa descreveu o momento como “uma excelente surpresa” e assumiu ser “fanático por Portugal e fanático por futebol”.
O antigo Presidente recordou ainda a primeira ligação à federação, em 1973, quando representou a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Falou também da influência familiar que o levou a simpatizar com o Braga e recordou vários episódios ligados ao futebol português durante os últimos anos.
Mensagem para o Mundial de 2026
Na parte final da intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa abordou a participação portuguesa no próximo Campeonato do Mundo FIFA 2026. “É o primeiro que disputamos em tempos de guerra”, afirmou, deixando depois uma mensagem de esperança associada ao futebol.
“É nesse clima que vamos ser missionários de paz. Porque o futebol, como a música e as artes, é um caminho para a paz e para a união”, acrescentou o antigo chefe de Estado, terminando com o desejo de ver Portugal conquistar o título mundial.







