Já há bases para o acordo!
Apesar de José Mourinho ter garantido, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro frente ao Estoril, que já recebeu uma proposta de renovação por parte do Benfica, a estrutura encarnada continua a preparar alternativas para o cenário, cada vez mais plausível, de o treinador não permanecer na Luz na próxima temporada. O interesse do Real Madrid no técnico português mantém-se forte e Mourinho nunca escondeu a possibilidade de regressar ao clube espanhol.
Perante esta incerteza, a SAD liderada por Rui Costa tem vindo a avaliar diferentes hipóteses para o comando técnico da equipa, num processo que exige tempo, ponderação e análise cuidada. E, entre os nomes em cima da mesa, Marco Silva surge claramente destacado.
Depois de já ter sido apontado como principal candidato ao cargo, ganha agora ainda mais força a possibilidade de o atual treinador do Fulham assumir o comando dos encarnados. Existem já contactos exploratórios entre as partes e os sinais recolhidos até ao momento são considerados bastante positivos.
O Benfica estará disposto a apresentar a Marco Silva um contrato de longa duração, válido por duas temporadas, podendo incluir uma terceira através de cláusula de opção. As primeiras abordagens decorreram sobretudo através de intermediários ligados ao processo, algo habitual no futebol, até porque o técnico é representado por Jorge Mendes, figura que facilita as negociações iniciais.
Marco Silva continua a valorizar a experiência adquirida em Inglaterra, onde construiu uma carreira sólida e de reconhecimento, mas mantém igualmente o desejo de regressar ao futebol português. O facto de ser adepto do Benfica poderá também pesar na decisão final.
Com contrato a terminar no Fulham, o treinador mostra abertura para reduzir significativamente o salário atualmente auferido em Inglaterra, situado na ordem dos 7,5 milhões de euros líquidos por época. O Benfica deverá propor um vencimento consideravelmente inferior, próximo de metade desse valor.
Caso avance para a Luz, Marco Silva deverá manter consigo elementos da atual equipa técnica, nomeadamente Gonçalo Santos, Gonçalo Pedro e Fernando Ferreira.
A temporada do Fulham termina a 24 de maio e, a partir daí, o técnico deverá concentrar atenções na definição do futuro. Um futuro que pode muito bem passar pelo Estádio da Luz.










