Com a conquista antecipada do Campeonato de Construtores de 2025 no GP de Singapura de F1, a McLaren atinge um marco histórico na modalidade. Revemos as 10 temporadas que definiram a lenda da equipa britânica — de Senna e Prost a Norris e Piastri.
O GP de Singapura de F1 entrou para a história da Fórmula 1 — e, sobretudo, para a história da McLaren. A equipa britânica, sediada em Woking, assegurou o 10.º título de construtores da sua trajetória gloriosa, seis corridas antes do final da temporada. Com 12 vitórias, 28 pódios e 650 pontos até ao momento, a formação laranja-papaia consolidou-se como a força dominante da época, superando a Ferrari, Red Bull e Mercedes com uma vantagem quase inatacável.
Este novo título reacendeu memórias de outras épocas douradas — de Senna e Prost, de Lauda e Hakkinen, até aos mais recentes Norris e Piastri. E embora as comparações entre gerações sejam sempre complexas, há números e histórias que falam por si. Revisitamos as 10 temporadas campeãs da McLaren, classificadas segundo o impacto histórico, a performance e o contexto competitivo de cada uma.
🏁 10.º lugar — 1985: o início da era Prost
Pilotos: Niki Lauda e Alain Prost
Vitórias: 6 em 16 corridas | Pontos: 90
Depois do domínio de 1984, a McLaren enfrentou uma concorrência mais apertada em 1985. Alain Prost venceu cinco corridas e conquistou o seu primeiro título mundial, enquanto Lauda triunfou apenas uma vez antes de se retirar. Foi o primeiro bicampeonato consecutivo da história da equipa e o terceiro título de construtores do palmarés.
Niki Lauda 🇦🇹, Alain Prost 🇨🇵 e John Watson 🇬🇧
— Ieph (@jefnumber2) January 7, 2023
Watson correu no lugar de Lauda no GP da Europa de 85 em Brands Hatch. Lauda havia machucado o pulso na qualificação para a corrida anterior em Spa, forçando-o a perder essa corrida também. pic.twitter.com/xqXz0aWGiH
🏁 9.º lugar — 1990: o duelo eterno entre Senna e Prost
Pilotos: Ayrton Senna e Gerhard Berger
Vitórias: 6 em 16 corridas | Pontos: 121
A temporada ficou marcada pelo regresso da grande rivalidade entre Senna e Prost, agora com o francês ao serviço da Ferrari. O título foi decidido de forma polémica no Japão, após o choque entre os dois pilotos na primeira curva. A McLaren sagrou-se campeã por 11 pontos de vantagem sobre a Scuderia.
🏁 8.º lugar — 1991: o último reinado de Senna
Pilotos: Ayrton Senna e Gerhard Berger
Vitórias: 8 em 16 corridas | Pontos: 139
Senna começou o ano com quatro vitórias consecutivas — incluindo o seu primeiro triunfo no Brasil — levando a McLaren ao quarto título seguido. A rivalidade com a Williams começava a crescer, mas a equipa de Woking manteve o domínio, acabando por conquistar o seu sétimo campeonato de construtores.
Gerhard Berger talks about the atmosphere at Mclaren, contracts, and Ayrton Senna's plans to join him at Ferrari.
— Petrolhead 🏁 (@NuvolariTazio1) April 6, 2024
🎞 Doc "Ayrton: Retratos e Memórias" (2015) by Ernesto Rodrigues. #AyrtonSenna pic.twitter.com/ret4z7Qn55
🏁 7.º lugar — 1974: o primeiro título da história
Pilotos: Emerson Fittipaldi e Denny Hulme
Vitórias: 4 em 15 corridas | Pontos: 73
O primeiro título de construtores da McLaren foi conquistado apenas oito anos após a estreia da equipa na F1. Emerson Fittipaldi também se sagrou campeão de pilotos, num ano especialmente emotivo — o primeiro grande sucesso após a morte do fundador, Bruce McLaren, em 1970.
13. McLaren: 8 títulos.
— riri (@ririschumacher) January 8, 2024
A McLaren 🇬🇧 ganhou os seus títulos em 1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1998 com motor Ford, TAG, Honda e Mercedes.
Em 1974 os pilotos eram:
– Emerson Fittipaldi 🏆
– Denny Hulme
De 1984-1985 os pilotos foram:
– Alain Prost 🏆
– Niki Lauda 🏆 pic.twitter.com/DvKDVPZB0K
🏁 6.º lugar — 2024: o regresso ao topo após 26 anos
Pilotos: Lando Norris e Oscar Piastri
Vitórias: 6 em 24 corridas | Pontos: 666
Depois de décadas de jejum, a McLaren voltou ao topo em 2024, deixando para trás anos de reconstrução. O ponto de viragem foi o GP de Miami, onde Norris conquistou a sua primeira vitória. A partir daí, o carro transformou-se num dos mais competitivos da grelha. Apesar de alguns erros estratégicos, a equipa conseguiu segurar o título frente aos adversários diretos, conquistando o seu primeiro campeonato desde 1998.

🏁 5.º lugar — 1998: o renascimento com Hakkinen
Pilotos: Mika Hakkinen e David Coulthard
Vitórias: 9 em 16 corridas | Pontos: 156
Com o novo regulamento técnico de 1998, a McLaren regressou em força. O MP4-13, projetado por Adrian Newey, foi a arma perfeita. Hakkinen venceu o campeonato de pilotos e iniciou uma rivalidade lendária com Michael Schumacher. A McLaren voltou a dominar, vencendo 9 das 16 provas.
Mika Hakkinen e David Coulthard. #McLaren pic.twitter.com/rdQjInQDTZ
— Demetriou Neto (@NetoDemetriou) July 29, 2021
🏁 4.º lugar — 1989: a guerra fria entre Senna e Prost
Pilotos: Ayrton Senna e Alain Prost
Vitórias: 10 em 16 corridas | Pontos: 141
A parceria mais explosiva da história da F1 viveu aqui o seu auge. Senna e Prost venceram 10 corridas e garantiram o título de construtores. A tensão, no entanto, atingiu o limite no GP do Japão, com o polémico toque entre ambos em Suzuka. Prost levou o título de pilotos — e saiu da equipa no fim da temporada.
🏁 3.º lugar — 2025: o domínio da nova geração
Pilotos: Lando Norris e Oscar Piastri
Vitórias: 12 em 18 corridas (até agora) | Pontos: 650
O domínio de 2025 coloca a McLaren novamente no grupo de elite. Norris e Piastri somaram sete dobradinhas e garantiram o título em Singapura, igualando o recorde da Red Bull de 2023, como a conquista mais precoce da história. Um feito que combina juventude, consistência e engenharia de excelência, num regresso à glória que parecia distante há apenas dois anos.
Our first back-to-back win since 1991, the emotions, the highs, THIS IS WHAT IT MEANS 🧡#McLaren pic.twitter.com/9VqykTTuZz
— McLaren (@McLarenF1) October 9, 2025
🏁 2.º lugar — 1984: Lauda vs Prost, o equilíbrio perfeito
Pilotos: Niki Lauda e Alain Prost
Vitórias: 12 em 16 corridas | Pontos: 143,5
Com o poderoso MP4/2 e motores Porsche-TAG, a McLaren dominou completamente a temporada. Lauda conquistou o título por apenas meio ponto sobre Prost, numa das disputas mais equilibradas de sempre. A equipa venceu 12 corridas e terminou com quase o triplo dos pontos da Ferrari.
🏁 1.º lugar — 1988: o auge absoluto com Senna e Prost
Pilotos: Ayrton Senna e Alain Prost
Vitórias: 15 em 16 corridas | Pontos: 199
O ano de 1988 é considerado o pico da perfeição McLaren. Com o lendário MP4/4, impulsionado pelos motores Honda, Senna e Prost venceram todas as corridas menos uma — um domínio de 93,8%, que permanece um dos maiores da história da F1. Senna conquistou o seu primeiro título mundial, e a McLaren encerrou a temporada com 134 pontos de vantagem sobre a Ferrari.
De Bruce McLaren a Lando Norris
Se os anos 80 e 90 foram marcados por Senna, Prost e Hakkinen, hoje a bandeira da McLaren é carregada por Norris e Piastri, uma dupla que combina talento, e uma que se encontra em disputa direta pelo título de campeão mundial. A vitória de 2025 espera-se que não seja apenas “mais” um título, mas sim a confirmação de uma nova era.











