Bezzecchi foi o vencedor
O piloto português Miguel Oliveira concluiu a corrida sprint do MotoGP na 14.ª posição, depois de partir do mesmo lugar na grelha, terminando a 17,494 segundos do vencedor, o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia). O transalpino garantiu o triunfo ao bater o espanhol Raul Fernandez (Aprilia) por 3,149 segundos, enquanto o também espanhol Pedro Acosta (KTM) completou o pódio, a 5,310 segundos.
O australiano Jack Miller destacou-se como o melhor representante da Yamaha, alcançando o quarto posto.
Após a prova, Miguel Oliveira explicou que enfrentou problemas eletrónicos durante a qualificação, que acabaram por condicionar o seu desempenho.
“Tive alguns problemas na qualificação com a eletrónica e a gestão do pneu traseiro na última curva”, revelou o piloto português.
Durante a corrida sprint, o português conseguiu ganhar duas posições nas voltas iniciais, mas o ritmo acabou por cair na fase final devido ao desgaste dos pneus.
“Na corrida sprint, tive um bom início e consegui conquistar duas posições, até que, a cinco voltas do final, tive uma queda de desempenho do pneu traseiro. Mas, de certeza que poderemos fazer alguma coisa para amanhã [domingo] melhorarmos o ritmo”, acrescentou ainda.
A prova ficou marcada pela ausência dos espanhóis Jorge Martin (Aprilia), campeão de 2024, e Marc Márquez (Ducati), atual líder do campeonato de 2025, ambos lesionados.
Com esta vitória, Bezzecchi aproximou-se do terceiro lugar do campeonato, ainda pertencente a Francesco Bagnaia (Ducati), que foi penúltimo classificado na corrida.
Já Marc Márquez, com 545 pontos, assegurou matematicamente o sétimo título mundial da sua carreira no MotoGP. Miguel Oliveira, por sua vez, ocupa atualmente o 21.º lugar, com 32 pontos.
A corrida principal está agendada para domingo.







