Bagnaia regressa ás vitórias
O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) não conseguiu terminar este sábado a corrida sprint do Grande Prémio da Malásia de MotoGP, a 20.ª prova do campeonato, após uma queda na sexta volta. A vitória ficou nas mãos do italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que regressou aos triunfos com uma exibição convincente.
Oliveira partiu da 16.ª posição da grelha, mas teve um arranque difícil e caiu rapidamente para o 20.º lugar. No momento do acidente, seguia já em 18.º. Também o espanhol Joan Mir (Honda) e o italiano Luca Marini (Honda), irmão mais novo de Valentino Rossi, abandonaram devido a quedas.
Na frente da corrida, Bagnaia confirmou o bom momento demonstrado desde o Japão, liderando do início ao fim. O piloto da Ducati cruzou a linha de meta com 2,259 segundos de vantagem sobre o espanhol Alex Márquez (Ducati), enquanto o compatriota Fermin Aldeguer (Ducati) terminou em terceiro, a 3,138 segundos.
Com este resultado, Alex Márquez assegurou matematicamente o segundo lugar do campeonato, atrás do irmão Marc Márquez (Ducati), que já tinha conquistado o título mundial no Japão. Marc, tal como Jorge Martin (Aprilia) e Maverick Viñales (KTM), falhou a prova de Sepang devido a lesão.
Aldeguer, por sua vez, garantiu o troféu de melhor estreante do ano, ao somar pontos suficientes para vencer na categoria de ‘Rookie’.
Na classificação geral, Marc Márquez mantém-se no topo com 545 pontos, seguido por Alex Márquez, com 388. Bagnaia subiu ao terceiro lugar, com 286 pontos, ultrapassando por apenas um o compatriota Marco Bezzecchi (Aprilia). Já Miguel Oliveira conserva a 20.ª posição, com 36 pontos.
A corrida principal do Grande Prémio da Malásia disputa-se este domingo, antes da derradeira prova da temporada — o Grande Prémio de Portugal, agendado para os dias 7 a 9 de novembro, no Autódromo Internacional do Algarve.






