O Sporting fechou o campeonato com uma vitória por 3-0 frente ao Gil Vicente e confirmou o segundo lugar da Liga, garantindo assim presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Em Alvalade, os leões fizeram o que lhes competia e não deixaram escapar o objetivo.
Leões resolveram cedo
A equipa de Rui Borges entrou determinada e construiu a vantagem ainda na primeira parte. Eduardo Quaresma inaugurou o marcador aos 15 minutos, aparecendo na área após um canto, antes de Luis Suárez ampliar aos 34′, com um remate colocado à entrada da área.
Com a vantagem construída cedo, o Sporting assumiu o controlo do encontro e foi gerindo os ritmos, perante um Gil Vicente que tentou reagir, mas sem capacidade para inverter verdadeiramente o rumo da partida.
Alvalade despediu-se com emoção
A segunda parte ficou marcada por menor intensidade ofensiva, ainda que os gilistas tenham criado algum perigo, obrigando Rui Silva a intervenções seguras para preservar a baliza intacta nesta despedida da temporada em casa.
O momento mais emotivo surgiu aos 73 minutos, com a saída de Morita. Em final de contrato, o médio japonês deixou o relvado em lágrimas, sob enorme ovação de Alvalade, antes de abraçar Rui Borges num adeus carregado de simbolismo.
😭😭😭😭😭😭💔💔💔
— Tomás Fraga OTC☝🏻 (@tropatomas) May 16, 2026
Que dor morita pic.twitter.com/FN1nBKgECb








