Miguel Oliveira despede-se da Aprilia com um 12.º lugar
Jorge Martín é o novo campeão do Mundo de MotoGP, alcançando o título ao terminar em terceiro lugar no Grande Prémio de Barcelona. O piloto espanhol geriu de forma exemplar a vantagem de 19 pontos que trazia em relação a Francesco “Pecco” Bagnaia, que venceu a corrida, mas não conseguiu inverter a desvantagem pontual. Miguel Oliveira, por sua vez, despediu-se da Aprilia (Trackhouse) com um 12.º lugar, tendo subido duas posições durante a prova.
Martín partiu do segundo lugar na grelha e viu Marc Márquez ultrapassá-lo logo na primeira volta. Apesar disso, manteve sempre Bagnaia ao alcance. O piloto italiano, que arrancou da pole position, conseguiu ganhar algumas décimas de vantagem nas primeiras voltas, mas não foi suficiente para ameaçar a conquista do título por Martín.
Bagnaia tentou impor um ritmo elevado, mas foi perseguido por uma forte presença espanhola. Marc Márquez acompanhou-o de perto, enquanto Jorge Martín, alguns metros atrás, manteve um controlo atento à situação. Aleix Espargaró, Alex Márquez e o jovem Pedro Acosta também integraram este grupo de destaque na frente.
Mais atrás, Miguel Oliveira teve um bom início, ganhando uma posição logo após a partida. O piloto português ultrapassou ainda Joan Mir, que acabou por sofrer uma queda e abandonar a prova.
O momento mais intenso da corrida deu-se na luta pelo quarto lugar, com Aleix Espargaró e Enea Bastianini a protagonizarem disputas emocionantes. Contudo, na frente, Jorge Martín manteve a calma, focado na gestão da classificação, enquanto Bagnaia tentava ditar o ritmo na liderança.
Apesar de alguns erros na frente da corrida, Bagnaia viu Marc Márquez evitar intrometer-se na disputa pelo título. Márquez, que rodou durante grande parte da prova muito próximo do italiano, abrandou o ritmo na fase final, deixando Bagnaia sem oposição direta.
Com este terceiro lugar, Jorge Martín garantiu o título mundial, somando um total de 508 pontos, superando Bagnaia por dez pontos. A vitória na corrida foi do italiano, mas o destaque do dia pertenceu ao novo campeão do Mundo, que celebrou em grande estilo perante os adeptos espanhóis.
🥇 in the #TissotSprint
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) November 17, 2024
🥇 in the race
The 2024 World Championship wasn't mean to be but @PeccoBagnaia did EVERYTHING possible 👏#SolidarityGP 🏁 pic.twitter.com/9BJD9HGGSx