A 13ª etapa do campeonato de MotoGP 2024, ocorre em Misano, durante o fim de semana. Depois do avassalador GP de Aragão com um Marc Márquez absolutamente avassalador e com o campeonato completamente em aberto entre os dois primeiros, com apenas 27 pontos de diferença, esta nova etapa por Itália pode revelar-se uma de extrema importância.
A corrida Sprint, que decorre no Sábado, terá 13 voltas enquanto a corrida principal, no Domingo, contará com 27 voltas, neste traçado bastante técnico, porém igualmente rápido e com um asfalto com boas características de aderência, fator sempre muito importante para o desgaste dos pneus.
O primeiro treino acabou por decorrer sem grandes ocorrências. Numa fase inicial e de habituação à pista, foi Jorge Martín (Prima Pramac Racing) a liderar com o tempo mais rápido de 1:31.707. Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP) alcançou a segunda posição, apenas 0.037 segundos atrás, enquanto Pol Espargaró (Red Bull KTM Factory Racing) terminou em terceiro, 0.213 segundos atrás de Martin. Tempos bastante próximos e que faziam com que os dez primeiros se mantivessem não muito mais afastados do que pouco mais de meio segundo do líder.
Na segunda sessão de treinos, a liderança passou para o rival direto de Martín, Peco Bagnaia com o tempo de 1:30.685. Márquez manteve o segundo lugar, apenas a 0.185s atrás e Martín fechou o top 3, com uma diferença residual de 0.281s. Morbidelli, Bastianini, Acosta, Bezzecchi, Viâales, Quartararo e Miller fecham a tabela para esta segunda sessão de treinos.
A sessão de treinos do Grande Prémio de San Marino ficou ainda marcada pelos problemas técnicos de Quartararo, ao perder as asas do braço oscilante da sua moto, enquanto Pedro Acosta protagonizava uma queda, na saída da curva oito, durante uma volta rápida. Aleix Espargaró também acabou por sofrer uma queda, já nos minutos finais do treino e da qual a consequência mais grave foi deixá-lo de fora da Q1.
There was NO way he could save this 😱
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2024
That's a bitter conclusion to Practice for @AleixEspargaro, who will go through Q1 tomorrow 💔#SanMarinoGP 🇸🇲 pic.twitter.com/VAQIQ428Dj
It all happened so fast for @37_pedroacosta towards the end of Practice 🤯
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) September 6, 2024
After going quickest, the Spaniard found himself in the gravel at the Quercia corner 💥#SanMarinoGP 🇸🇲 pic.twitter.com/5KuHB8QAZy
O piloto Português Miguel Oliveira, depois da confirmação da mudança para a equipa Pramac Yamaha e apesar de uma prestação consistente, não foi além do 14º lugar, com o tempo de 1:31.724, o que evidencia ainda o trabalho que há para fazer, tanto para melhorar o rtimo.
Amanhã, Sábado, dia 07 de setembro, o programa inicia-se com mais uma sessão de treinos, logo seguida pelas sessões de qualificações e a corrida Sprint da parte da tarde. No Domingo, a partir das 13h, decorre a corrida principal.
Sábado, dia 7
Treinos livres 2: 9h10
Qualificação 1: 9h50
Qualificação 2: 10h15
Sprint: 14h00
Domingo, dia 8
Warm-up: 8h40
Corrida: 13h00