Marc Márquez começou da melhor forma o Grande Prémio de Aragão, numa pista renovada e com alguma dificuldade acrescida.
O início da primeira sessão de treinos livres do fim de semana revelou-se calmo e sereno com a grande maioria dos pilotos a sentirem bastante dificuldade, com o novo asfalto a oferecer pouca aderência, o que além de causar uma lenta evolução da pista fez, igualmente, com que fossem vários os nomes a passar pelo topo da tabela de tempos.
Miguel Oliveira, Alex Márquez foram alguns desses nomes, mas também Jorge Martin e Pedro Acosta conseguiram tempos suficientemente rápidos para se manterem na luta direta com o líder.
A cinco minutos do fim da sessão, seis pilotos, de seis equipas diferentes, ocupavam as seis primeiras posições, apenas com uma diferença de oito décimos. Do outro lado da tabela Zarco e Quartararo ocupavam as 17ª e 18ª posições a mais de um segundo e meio de M. Márquez. Bagnaia teve uma sessão para esquecer, terminando na 21ª posição, o que faz com que seja o piloto que mais tem para compensar nas próximas sessões.
21st at the end of FP1 👇@PeccoBagnaia has some things to figure out this afternoon #AragonGP 🏁 pic.twitter.com/dQx5wFQ9d5
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 30, 2024
Assim e na liderança desta sessão, Marc Márquez (Gresini Racing) ficou com o melhor tempo (1:48.289s), seguido de Martín (Prima Pramac) a +0.483s e, no terceiro posto, Pedro Acosta (Red Bull Gasgas) a pouco mais de meio segundo. A fechar o top dos dez primeiros, Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), Álex Márquez (Gresini Racing), na sétima posição, o piloto português Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), seguido de Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing), Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) e, em décimo lugar, Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing).
👊 @marcmarquez93 tops the session at Aragon
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 30, 2024
We've heard that before… 👀#AragonGP 🏁 pic.twitter.com/KIOVyyGZdH
Pode conferir os horários das restantes sessões aqui.