Comissários de MotoGP punem o italiano por “ações perigosas” na primeira volta; piloto da Aprilia admite culpa e volta a pedir desculpa a Márquez.
A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou esta quinta-feira a decisão sobre o incidente que envolveu Marco Bezzecchi e Marc Márquez na primeira volta do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP. O piloto italiano da Aprilia foi penalizado com duas passagens pela zona da ‘Long Lap’ durante o Grande Prémio da Austrália, a disputar este domingo em Phillip Island.
“Ações perigosas” e reincidência
Mais de dez dias depois da queda que deixou ambos os pilotos fora de combate, o Painel de Comissários concluiu que Bezzecchi “criou uma situação perigosa e/ou causou um acidente na curva 8 da primeira volta em Mandalika”, invocando o artigo 1.21.2 do regulamento desportivo.
Os juízes tiveram ainda em conta que se trata da segunda infração da temporada por parte do italiano, que já havia sido sancionado no Grande Prémio da Argentina após um toque com Fabio Quartararo.
Bezzecchi assume o erro e pede desculpa
O piloto de Rímini reconheceu desde o início a responsabilidade pelo acidente e voltou a assumir o erro após reunir-se com os comissários. “Não estava a tentar ultrapassá-lo. O Marc travou muito forte e eu julguei mal a travagem. Foi o meu erro.”
Bezzecchi revelou ainda continuar a sentir dores físicas resultantes da queda. “Ainda tenho muito desconforto, especialmente nas costas.”
O italiano aproveitou para criticar as condições de segurança fora da pista em Mandalika. “O problema foi a escapatória de gravilha. Se fosse asfalto, as consequências teriam sido muito menores, tanto para mim como para o Marc. A gravilha destruiu o meu corpo.”
Márquez evita polémicas
Por sua vez, Marc Márquez optou por não alimentar controvérsia e, nas redes sociais, pediu que não se guardasse rancor ao rival. O piloto espanhol da Gresini Ducati sofreu uma queda violenta no incidente, mas já se encontra totalmente recuperado e apto para competir este fim de semana na Austrália.
Com esta decisão, Bezzecchi inicia o Grande Prémio de Phillip Island sob pressão, tendo de cumprir uma das penalizações mais severas aplicadas a pilotos nesta fase do campeonato.






