Treinador do Benfica garante seriedade frente ao Chaves, confirma Samuel no onze e afasta Ríos da convocatória.
O Benfica entra esta sexta-feira em campo para defrontar o Desportivo de Chaves, em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, e José Mourinho deixou várias mensagens fortes na conferência de antevisão. O técnico destacou a importância da Taça, elogiou o adversário, abordou o tema da arbitragem e explicou as opções para o jogo, confirmando que Samuel Soares será titular e que Richard Ríos fica fora por falta de ritmo.
“É o típico jogo de Taça, com uma equipa de uma divisão inferior, mas não com futebol inferior”
O treinador encarnado garantiu total foco na competição e pediu respeito máximo pelo adversário. “É o típico jogo de Taça de Portugal, com uma equipa de uma divisão inferior, mas não com um futebol inferior. Vai exigir de nós seriedade, a começar por mim, e a capacidade de a transmitir aos jogadores. É respeito pelo Benfica, pelos adeptos e pelo Chaves, que tem qualidade.”
Mourinho garantiu ainda que não fará grandes alterações na equipa. “Já sei que vão perguntar se vou mudar muito, digo que vou mudar pouco.”
Samuel titular e Ríos de fora
O técnico confirmou que Samuel Soares será titular na baliza, destacando a confiança que tem no jovem guarda-redes. “Amanhã joga o Samuel. É um ótimo guarda-redes, nunca jogou comigo, merece jogar. Temos total confiança nele.”
Por outro lado, Richard Ríos não entra nas contas para esta eliminatória. “O Ríos não joga, foi o último a chegar das seleções e ainda não treinou com a equipa. Temos de tomar opções.”
Sobre o calendário, Mourinho explicou por que razão preferiu jogar esta sexta-feira. “Prefiro jogar sexta e terça do que sábado e terça. Assim ganhamos um dia de preparação para a Champions.”
“O Benfica devia ter ganho a Taça na época passada”
Questionado sobre o peso da Taça de Portugal, Mourinho admitiu que o Benfica “tem uma Taça a menos”. “Na época passada devia ter ganho. A Taça tem uma importância enorme, é uma competição que mexe comigo, fui ao Jamor muitas vezes com o meu pai. Gostava de lá voltar com o Benfica. Hoje a Taça é mais importante que a Champions. No sábado será o contrário.”
“Nunca fomos dominados em jogo nenhum”
O treinador também abordou o rendimento recente da equipa e rejeitou a ideia de que o Benfica tem jogado abaixo das expectativas. “Nos últimos jogos não marcámos, mas tivemos oportunidades suficientes. Temos de melhorar o nível de confiança e continuar a ser uma equipa estável e bem organizada. Até agora, nunca fomos dominados em jogo nenhum. Nem pelo Chelsea, nem pelo FC Porto.”
Crítica à arbitragem na final da Taça
Sem fugir à polémica, Mourinho deixou uma alfinetada à arbitragem portuguesa ao recordar a final da Taça de Portugal do último ano. “Foi um trabalho infeliz da equipa de arbitragem, incluindo o VAR, que às vezes é mais importante do que o árbitro em campo. Os árbitros erram, todos erramos, mas quando os erros mudam a verdade do jogo, é difícil aceitar.”
O árbitro nomeado para o Chaves-Benfica foi David Silva, pertencente à Associação de Futebol do Porto. Saiba mais aqui
Uma relação especial com Simão Sabrosa
O treinador também recordou o seu passado com Simão Sabrosa, hoje membro da estrutura encarnada. “Quando ele foi para o Barcelona, era eu quem o esperava no aeroporto. Criei com ele uma relação de carinho, quase de irmão mais velho.”







