Basquetebolista está de volta a Portugal para apadrinhar a primeira edição do ‘Neemias Queta Training Camp’
O basquetebolista Neemias Queta expressou hoje o seu desejo de, um dia, participar nos Jogos Olímpicos ao serviço da seleção portuguesa, afirmando que estará sempre disponível para representar o país, desde que tenha a autorização dos Boston Celtics, da NBA.
“Claramente que se sente a vontade de estar lá. O basquetebol olímpico é, talvez, o basquetebol mais cobiçado a nível internacional, mas também é capaz de ser o mais competitivo e difícil. Sabemos que ainda é difícil estar lá, mas tudo a seu tempo”, perspetivou o internacional português.
O poste de 25 anos está de volta a Portugal e dá nome à primeira edição do ‘Neemias Queta Training Camp’, um campo de treino realizado no Pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos, Cascais. Este evento conta com a participação de vinte jovens basquetebolistas masculinos e oito femininos, com idades entre os 13 e 17 anos, que serão orientados durante três dias por uma equipa técnica que inclui o próprio Queta, que se dedicará a transmitir a sua experiência aos jovens atletas.
“Estar aqui é rejuvenescedor, faz-me voltar a ser um jogador jovem e voltar a seguir os passos que tive de dar para chegar onde cheguei”, confessou Neemias Queta, que recentemente se sagrou campeão da NBA pelos Celtics, a mais prestigiada liga de basquetebol do mundo.
Algumas semanas após a conquista do título, Neemias Queta tem ambições renovadas e considera “plausível” que a sua equipa possa revalidar o título na temporada 2023/24, apesar da forte concorrência que espera encontrar.
“Sermos campeões é algo que nos dá ainda mais ambição porque sabemos o quão difícil foi para as outras equipas e nós tivemos agora a nossa oportunidade, não vamos querer deixar que a janela feche”, destacou o imponente basquetebolista português, com 2,13 metros de altura, que já aponta ao bicampeonato na NBA.
Neemias Queta juntou-se aos Boston Celtics na temporada 2023/24 e conquistou o título logo na sua primeira época com a equipa, depois de ter passado duas temporadas ao serviço dos Sacramento Kings (2021/22 e 2022/23), que o selecionaram na 39.ª posição do ‘draft’ de 2021.
Após assinar um contrato garantido com os Celtics a 8 de abril, Queta integrou a lista de 15 jogadores escolhidos pela equipa de Boston para os play-offs e esteve presente no banco em todos os jogos.
Nos play-offs, onde jogou três partidas pela primeira vez na sua carreira, Neemias Queta somou um total de 31 jogos em 2023/24, tendo participado em 28 durante a fase regular, na qual a equipa de Massachusetts venceu em 24 ocasiões.
Na época regular, o internacional português, de 24 anos, registou médias de 5,5 pontos e 4,4 ressaltos em 11,9 minutos por jogo. Para a próxima temporada, Queta aspira a uma utilização mais frequente, integrando a rotação principal dos Celtics.
“Há muitas versões do que é que poderá vir a ser uma época boa para mim. Pode ser uma boa época pela forma como eu jogar, mas também pelo que ganhamos – podemos vir a ganhar outro campeonato — ou os momentos-chave em que eu também possa vir a ser importante para a equipa”, afirmou o poste português, determinado a manter-se na elite do basquetebol mundial.